Sessão Especial de VIA NORTE + ENGINE

Sessão Especial de VIA NORTE + ENGINE

A exibição de VIA NORTE de Paulo Carneiro contará com o complemento da exibição da curta-metragem ENGINE de Miguel Ildefonso.
#image_title

Via Norte, do realizador Paulo Carneiro, relata a história de um cineasta que viajou 2000km em direção ao norte com o propósito de se encontrar com alguns dos seus compatriotas que foram forçados a deixar o país. Emigraram para aquela região, nomeadamente França, Suíça, Luxemburgo, Alemanha, entre outros. O que une as diversas histórias é o seu amor por carros. Nesses encontros, o veículo é um estímulo para discutir questões de identidade e comunidade, dissolvendo fronteiras entre sociedade e território. No frio da noite escura, procuram fugir à dureza do dia.

Esta sessão será precedida da exibição da curta-metragem Engine de Miguel Ildefonso, que nos mostra a relação entre Homem e Natureza. Homem e Máquina, duas realidades que se cruzam fazendo emergir algo novo. Um filme onde uma voz do futuro anuncia um novo mundo e que lembra que “nos dias de hoje, não nos podemos desligar do nosso mundo. Mas a poesia é sempre olhar para o inevitável”.

Paulo Carneiro nasceu em Lisboa, cidade onde vive e trabalha. Formou-se em Som e Imagem, em 2011, e posteriormente estudou cinema. Aprimorou a sua formação participando de masterclasses e workshops com renomados técnicos e realizadores. Em 2014, realizou a média-metragem documental Água para Tabatô, que estreou no Festival de Documentários de Jihlava, na República Checa. Em 2018, lançou sua primeira longa-metragem Bostofrio, où le ciel rejoint la terre, que foi premiada várias vezes em Portugal e no exterior.

A Eternidade do Feminino

Em Hokkaido, no norte do Japão, Fumiko vive um casamento infeliz. Os seus únicos confortos são os seus dois filhos e um clube de poesia, que se torna sua principal forma de escape, permitindo-lhe fazer visitas à cidade. Lá, ela encontra Taku Hori, marido de sua amiga Kinuko, que também escreve poemas. Sentindo-se cada vez mais atraída por ele, Fumiko é diagnosticada com câncro da mama. Enquanto os seus poemas são publicados, ela enfrenta uma mastectomia.

Via Norte de Paulo Carneiro e Engine de Miguel Ildefonso são as sugestões do Screenings Funchal, numa parceria com os Cinemas NOS e a ACADÉMICA DA MADEIRA, para sexta e sábado, 31 de maio e 1 de junho.

O cliente NOS, portador do seu cartão, tem direito a dois bilhetes pelo preço de um. Se for sozinho, além do bilhete, tem a oferta de um menu pequeno de pipocas e bebida. Vamos aproveitar estas vantagens com mais um momento de grande cinema que o Screenings Funchal proporciona.

Convidamos a assistir esta longa-metragem com a nossa companhia. Até lá, confira o que lhe contamos no portal do Screenings Funchal.

Diana Gouveia
ET AL.
Com fotograma da película de Paulo Carneiro.