Via Norte, do realizador Paulo Carneiro, relata a história de um cineasta que viajou 2000km em direção ao norte com o propósito de se encontrar com alguns dos seus compatriotas que foram forçados a deixar o país. Emigraram para aquela região, nomeadamente França, Suíça, Luxemburgo, Alemanha, entre outros. O que une as diversas histórias é o seu amor por carros. Nesses encontros, o veículo é um estímulo para discutir questões de identidade e comunidade, dissolvendo fronteiras entre sociedade e território. No frio da noite escura, procuram fugir à dureza do dia.
Esta sessão será precedida da exibição da curta-metragem Engine de Miguel Ildefonso, que nos mostra a relação entre Homem e Natureza. Homem e Máquina, duas realidades que se cruzam fazendo emergir algo novo. Um filme onde uma voz do futuro anuncia um novo mundo e que lembra que “nos dias de hoje, não nos podemos desligar do nosso mundo. Mas a poesia é sempre olhar para o inevitável”.

MANGA D’TERRA
Rosa, 20 anos, deixa os dois filhos em Cabo Verde para se instalar na Reboleira, um bairro pobre de Lisboa. Começa a trabalhar num bar para enviar dinheiro para os filhos, enquanto tenta criar uma carreira na música. Contudo, a sua personalidade marcante não é bem vista no bairro onde vive.

Espírito de Luta
DESTERRO é a sugestão do Screenings Funchal para 11 e 12 de novembro. A sinopse da película conta que, antes de
Paulo Carneiro nasceu em Lisboa, cidade onde vive e trabalha. Formou-se em Som e Imagem, em 2011, e posteriormente estudou cinema. Aprimorou a sua formação participando de masterclasses e workshops com renomados técnicos e realizadores. Em 2014, realizou a média-metragem documental Água para Tabatô, que estreou no Festival de Documentários de Jihlava, na República Checa. Em 2018, lançou sua primeira longa-metragem Bostofrio, où le ciel rejoint la terre, que foi premiada várias vezes em Portugal e no exterior.

Despedir-se da guerra
Vamos seguir Manuel, ex-combatente da nossa guerra colonial, atormentado pelo seu passado. Iremos com ele até ao fundo dos lugares físicos que o obcecam, desde os quartéis da formação, até ao abismo da sua memória. A guerra e a paixão juntas, numa batalha que pergunta, ou grita, as imemoriais dúvidas existenciais.

Jovens e Rebeldes
Enquanto um grupo de trabalhadores tunisianos colhe figos, várias tunisianas criam amizades entre si através da partilha das suas opiniões sobre
Via Norte de Paulo Carneiro e Engine de Miguel Ildefonso são as sugestões do Screenings Funchal, numa parceria com os Cinemas NOS e a ACADÉMICA DA MADEIRA, para sexta e sábado, 31 de maio e 1 de junho.
O cliente NOS, portador do seu cartão, tem direito a dois bilhetes pelo preço de um. Se for sozinho, além do bilhete, tem a oferta de um menu pequeno de pipocas e bebida. Vamos aproveitar estas vantagens com mais um momento de grande cinema que o Screenings Funchal proporciona.
Convidamos a assistir esta longa-metragem com a nossa companhia. Até lá, confira o que lhe contamos no portal do Screenings Funchal.
Diana Gouveia
ET AL.
Com fotograma da película de Paulo Carneiro.