O primeiro fim de semana de setembro é em português, com sotaque brasileiro. Motel Destino, do realizador brasileiro Karim Aïnouz, conta com Fábio Assunção, Nataly Rocha e Iago Xavier nos principais papéis. Esta é a história de um motel de beira de estrada no litoral do Ceará, que é palco de jogos perigosos de desejo, poder e violência. Numa noite, a chegada do jovem Heraldo transforma de forma definitiva o quotidiano do local. Para ver a sexta-feira 6 e sábado 7 de setembro.
Sexta-feira 13 e sábado 14 de setembro, estará em exibição Underground – Era uma Vez um País, assinado pelo cineasta e músico sérvio Emir Kusturica. Esta película de 1995 leva-nos à cidade de Belgrado, na antiga Jugoslávia, durante a Segunda Guerra Mundial. Um grupo de resistentes jugoslavos refugia-se num abrigo subterrâneo para resistir aos bombardeamentos nazis, começando a fabricar armas. Um deles é o único contacto com o exterior e começa a lucrar com o tráfico das armas que o grupo fabrica, mantendo os companheiros ignorantes do fim da guerra durante décadas.
Para os amantes de cinema francófono, a dupla de realizadores franceses Emmanuel Marre e Julie Lecoustre traz-nos a comédia dramática Geração Low-Cost, sexta-feira 20 e sábado 21 de setembro. Esta narra a trágica mas hilariante realidade de Cassandre, uma assistente de bordo de 26 anos numa companhia aérea low-cost. Fiel à sua alcunha do Tinder “Carpe Diem”, a jovem vive um dia de cada vez, com voo atrás de voo e festas atrás de festas, numa existência sem compromissos. Mas à medida que a pressão na companhia aumenta, Cassandre acaba por perder o seu equilíbrio. Será ela capaz de enfrentar a dor adormecida e voltar para aqueles que deixou para trás?
Noite de Cristal
Numa aldeia remota dos Alpes Suíços, Anna apaixona-se pelo forasteiro Marco. A sua felicidade não dura muito. Após o casamento, Marco é diagnosticado com um tumor no cérebro, o que o leva a demonstrar atitudes muito diferentes daquelas que Anna conhecia. Anna luta para preservar um amor que acredita poder superar até mesmo a morte.
A Arte de Enganar
Na década de 1930, em Paris, encontramos Madeleine Verdier, uma jovem e encantadora aspirante a atriz sem recursos financeiros. Ela é
Na semana seguinte haverá sessão tripla com ENTRE MUROS – 3 Curtas Portuguesas: 2720, de Basil da Cunha, CORPOS CINTILANTES, de Inês Teixeira, e NATUREZA HUMANA, de Mónica Lima.
2720 passa-se um bairro clandestino na Reboleira que acorda com a notícia de uma violenta rusga policial, que aconteceu na noite anterior. Camila, uma menina de sete anos, parte em busca do irmão, Igor. Ao mesmo tempo, Jysone, há cinco semanas em liberdade depois de seis anos na prisão apressa-se, pois finalmente encontrou trabalho e sabe que não pode chegar atrasado. Enquanto procura quem lhe possa dar boleia, encontra amigos e conhecidos pelos becos do bairro, mas estes atrasam-no ainda mais. O destino de ambos vai cruzar-se da pior forma possível.
Segue-se um fim de semana em que Mariana é chamada para a casa do seu colega Jorge, em Leiria. Sem estar certa das intenções do amigo, aceita o seu inesperado e desconcertante convite. Este é o mote de CORPOS CINTILANTES.
Uma família à moda de Panah Panahi
“Uma família caótica e terna em viagem por uma paisagem acidentada. Mas para onde vão? No banco de trás, o pai tem uma perna partida, mas está mesmo magoada? A mãe tenta rir mas mal consegue conter as lágrimas. O miúdo não pára de cantar. E todos estão preocupados com o cão doente e irritados uns com os outros. Apenas o misterioso irmão mais velho parece calmo”.
Uma realidade até quando?
Mantas Kvedaravičius regressou à Ucrânia em 2022, mais precisamente a Mariupol, onde se encontra o epicentro da guerra, para estar junto
A terceira curta mostra-nos o drama de um jovem casal em mais uma tentativa fracassada de engravidar, uma infelicidade da sua NATUREZA HUMANA. Os seus desejos começam a mudar quando as pandemias, as alterações climáticas e as incertezas da vida os levam a ponderar se trazer uma criança ao mundo será o melhor a fazer.
As três curtas estão em exibição na sexta-feira 27 e sábado 28, encerrando o mês de setembro e, com ele, o verão de 2024.
O cliente NOS, portador do seu cartão, tem direito a dois bilhetes pelo preço de um. Se for sozinho, além do bilhete, tem a oferta de um menu pequeno de pipocas e bebida. Vamos aproveitar estas vantagens com mais um momento de grande cinema que o Screenings Funchal proporciona.
Convidamos a assistir esta longa-metragem com a nossa companhia. Até lá, confira o que lhe contamos no portal do Screenings Funchal.
Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Denise Jans.