Uma história da câmara de filma: o poder da imagem

Uma história da câmara de filma: o poder da imagem

Quais as implicações de sermos expostos a bilhões de imagens todos os dias que competem pela nossa atenção? Esta longa-metragem é um mergulho no vasto oceano histórico da cultura dos médias. "Máquina Fantástica" de Alex Danielson e Maximilien Van Aertryck oferece um estudo emblemático de cinema e da história social.

Da primeira câmara para 45 bilhões de câmaras em todo o mundo atualmente, os cineastas e sociólogos visuais ampliam as suas lentes para expor a obsessão única da humanidade com a imagem da câmara e as consequências sociais que estão por vir.

Reunindo material de arquivo histórico, vídeos caseiros, conteúdos de transmissão ao vivo e clipes de caçadores de emoção no topo de um arranha-céu, ou até uma angustiante fotografia da imprensa exibindo a violência, a Máquina Fantástica oferece um estudo emblemático de cinema e da história social.

Uma realidade até quando?

Mantas Kvedaravičius regressou à Ucrânia em 2022, mais precisamente a Mariupol, onde se encontra o epicentro da guerra, para estar junto das pessoas que conhecera e filmara em 2015. Kvedaravičius pretendia testemunhar, como cineasta, o que estava a acontecer em Mariupol, distante das imagens transmitidas pelos meios de comunicação social e pelos políticos. Mariupolis 2 retrata a vida que prossegue em meio aos bombardeamentos, revelando imagens que transmitem não só tragédia, mas também esperança.

O realizador e produtor sueco Axel Danielson faz parte da prestigiada produtora Plattform Produktion, desde 2005. Tornou-se coproprietário da mesma em 2012. Trabalha em colaboração com Maximilien Van Aertryck, realizador, produtor e diretor de fotografia, e colega dos tempos em que frequentavam a escola de cinema em Gotemburgo, na Suécia.

Juntos, produziram e realizaram a curta-metragem documentária premiada Ten meter tower, vencedora do Prémio Especial do Júri de Clermont-Ferrand, selecionada para os Óscares e nomeada para os Emmys, em 2017. Em 2023, lançaram a sua primeira longa-metragem, Fantastic Machine, apresentada no Festival de Sundance, onde recebeu o Prémio do Júri Documentário, e no Festival de Berlim, onde ganhou o Prémio AG Kino Gilde – Cinema Vision 14plus.

A minha pátria madrasta

Depois de um mês de fevereiro dedicado à Madeira, a Screenings Funchal volta ao cinema internacional, levando-nos de volta ao Império do Sol Nascente, para conhecer um drama assinado Yasuzô Masumura.

Máquina Fantástica de Axel Danielson e Maximilian Van Aertryck é a sugestão do Screenings Funchal, numa parceria com os Cinemas NOS e a ACADÉMICA DA MADEIRA, para sexta e sábado, 24 e 25 de maio.

O cliente NOS, portador do seu cartão, tem direito a dois bilhetes pelo preço de um. Se for sozinho, além do bilhete, tem a oferta de um menu pequeno de pipocas e bebida. Vamos aproveitar estas vantagens com mais um momento de grande cinema que o Screenings Funchal proporciona.

Convidamos a assistir esta longa-metragem com a nossa companhia. Até lá, confira o que lhe contamos no portal do Screenings Funchal.

Diana Gouveia
ET AL.
Com fotograma da película de Axel Danielson.

Palavras-chave