Procurar
Close this search box.

Milhares reunidos para celebrar o final do curso dos estudantes da UMa

Sábado, mais de 400 de estudantes celebram o final do curso. Quem vai ao palco comigo? Qual será a ordem de entrega dos diplomas de recordação? E as fotografias com a família? O que devo vestir? São muitas as dúvidas que a ACADÉMICA DA MADEIRA recebeu desde dezembro de 2022, quando a GRADUAÇÃO foi anunciada.

A GRADUAÇÃO é uma cerimónia académica, organizada pela ACADÉMICA DA MADEIRA, que representa simbolicamente um momento de reconhecimento e comemoração dos estudantes que alcançaram o marco significativo do final do seu percurso académico.

As Actividades da AAUMa

A Associação Académica da Universidade da Madeira (AAUMa) nasceu em 1991 com o intuito de responder às necessidades dos estudantes, sendo a estrutura representativa e comunitária dos estudantes da Universidade da Madeira. É uma instituição privada, sem fins lucrativos, regendo-se por Estatutos próprios, por legislação geral e específica aplicável e

A ACADÉMICA DA MADEIRA espera receber quase 4 mil convidados na Praça do Município do Funchal, um local icónico que oferece uma atmosfera histórica e simbólica. Com um espaço amplo, o local é ideal para acomodar os participantes e criar um ambiente festivo no coração da cidade que recebeu os estudantes durante o seu curso.

A ACADÉMICA DA MADEIRA, como é conhecido, tem um conjunto de PERGUNTAS & RESPOSTAS sobre a GRADUAÇÃO.

A GRADUAÇÃO acontece a 24 de junho, no Largo do Colégio dos Jesuítas do Funchal

Carolina Silva, que integra a organização da ACADÉMICA DA MADEIRA, indicou que “a distribuição dos diplomas de recordação do evento será feita de acordo com a ordem alfabética das faculdades e das escolas superiores da UMa. Dentro de cada unidade, seguir-se-á a ordem alfabética dos cursos”.

Segundo a organização, os finalistas serão chamados ao palco, em grupos de 3, pelos apresentadores para receberem os seus diplomas de recordação da GRADUAÇÃO. Poderão fazer-se acompanhar do respetivo padrinho ou da madrinha para fotografia no palco, devendo ambos entrar pelo lado direito. Pai, mãe, filho, amigo, marido, mulher, todos são passíveis de apadrinhar um finalista. Há um alerta para os poucos segundos que os finalistas têm no palco, “para permitir que todos os seus colegas possam participar”.

Henrique Sousa, que também integra a organização do evento, acrescentou que “após receberem os diplomas de recordação, os finalistas também se podem dirigir ao Pátio dos Estudantes, no Colégio dos Jesuítas do Funchal, para fotografias com os seus amigos e familiares”.

Serão mais de 400 finalistas no Funchal

A organização reforça que, “considerando os cerca de 400 finalistas que irão participar, o Largo do Colégio dos Jesuítas terá 500 cadeiras para acomodar todos os finalistas. Tratando-se de um dia de verão, num evento no coração da cidade, aconselhamos a utilização de chapéus e proteção”.

O evento terá início às 10:30 e prolongar-se-á até às 13:00. A Missa da Bênção das Fitas decorrerá na Sé do Funchal. As portas abrem às 14:00, permitindo que os finalistas entrem no espaço antes das missa que começa por volta das 15:00.

O Baile de Finalistas ocorrerá no mesmo sábado, na Discoteca Copacabana. A entrada terá um valor de 5€, apenas até às 01:00 e para os portadores do CARTÃO ACADÉMICO, através da aplicação ACADÉMICA, e com a oferta de 2 bebidas. Dado o grande número de convidados, é aconselhado que os finalistas cheguem às 23:00, duas horas antes do fim da entrada especial, para evitar longas filas e para evitar perder o direito ao preço promocional por estar na fila depois das 01:00.

Fruição e partilha musical com o Quinteto da Orquestra Clássica da Madeira

Mais um belo momento de fruição e de partilha musical, proposto pelo Quinteto Solistas da Orquestra Clássica da Madeira, no extraordinário e esplendoroso Reid’s Palace. Um concerto com programação consciente e que se quer inspiradora. Música do nosso país e de outras inspirações numa proposta musical com estéticas marcantes na

O Carucho continua em julho com o SO+UMa, uma associação da ACADÉMICA DA MADEIRA com o festival Summer Opening. Ainda existem bilhetes disponíveis para o SO+UMa, que ocorrerá nos dias 14, 15, 21 e 22 de julho. Serão 10 anos, 10 confirmações, 10 estreias.

João Rodrigo Gonçalves
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.

DESTAQUES