Procurar
Close this search box.

Milhares reunidos no coração do Funchal para celebrar com os finalistas

409 finalistas da Universidade da Madeira participaram nas cerimónias de GRADUAÇÃO dos estudantes, celebrando, de forma simbólica, o fim do seu percurso académico.
As cerimónias de GRADUAÇÃO dos estudantes da Universidade da Madeira aconteceram, em junho de 2023, no Largo do Colégio dos Jesuítas do Funchal.

O Largo do Colégio dos Jesuítas do Funchal, a 24 de junho, recebeu a cerimónia de GRADUAÇÃO dos finalistas da Universidade da Madeira. Este evento anual teve lugar num local icónico que oferece uma atmosfera histórica e simbólica. Contou a participação de 409 finalistas e atraiu mais de 4 mil espetadores, que preencheram o coração da cidade do Funchal para testemunhar a conclusão de mais uma etapa importante na vida destes estudantes.

A graduação é um momento de celebração, de reconhecimento e de reflexão, que marca o encerramento de anos de trabalho e dedicação dos finalistas. Ao atingirem este marco significativo no seu percurso académico, os estudantes têm a oportunidade de partilhar essa vitória com amigos, familiares e a comunidade académica, num ambiente festivo e inspirador.

As cerimónias de GRADUAÇÃO dos estudantes da Universidade da Madeira reuniram milhares de pessoas no Largo do Colégio dos Jesuítas do Funchal

Francisco Mendonça, finalista da Licenciatura de Educação Física e Desporto, expressou a sua satisfação com a cerimónia deste ano. “Gostei muito da minha graduação. Enquanto finalista, acho que a ACADÉMICADA MADEIRA está de parabéns, pois conseguiu cumprir os horários estabelecidos num evento que envolve tanta gente e, ao mesmo tempo, proporcionar um momento de fama com a subida ao palco de cada finalista. Também gostei muito da atuação do grupo de fados e das palavras do Presidente”, partilhou Francisco.

Milhares reunidos no Funchal para celebração

Um dos momentos de tradição académico do evento foi a atuação dos FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA. O grupo interpretou músicas tradicionais portuguesas que tocaram os corações de todos: “Balada da Despedida do 5.º Ano Jurídico de 1988-1989”, com letra de António Vicente, e “Balada da Despedida”, de Fernando Machado Soares. A interpretação destas baladas, acompanhadas pela voz expressiva de Carlos Diogo Pereira e com os instrumentos de David Freitas, de João Freitas e de Diogo Freitas proporcionou um momento de nostalgia e reverência pelos anos passados na academia.

Os estudantes realizaram a GRADUAÇÃO a 24 de junho de 2023

Margarida Silva, finalista da Licenciatura de Educação Básica, destacou a organização do evento, desde a equipa de apoio até os apresentadores, que foram excelentes em comunicar-se com o público. “Acho que a organização estava muito boa, desde a equipa que deu apoio ao evento até aos apresentadores, que foram excelentes a fazerem-se compreender. Acho também que a ideia de abrir o Colégio dos Jesuítas foi uma excelente iniciativa, pois permitiu brindarmos com os nossos amigos e familiares com Vinho Madeira e também consegui tirar fotos muito giras no jardim. Só achei que o sol estava muito forte e dificultou um pouco a cerimónia, mas de um modo geral adorei a minha Graduação”.

Erasmus? Espera sentado…

A Universidade da Madeira faz festa com mais de 100 vagas para os programas de mobilidade, mas esquece de resolver os problemas que tornam a viagem uma via sacra para os estudantes. Publicidade enganosa? Quando se trata de respeitar datas e cumprir prazos, não há filosofia nem física quântica que

A ACADÉMICA DA MADEIRA congratulou todos os finalistas por alcançarem este marco tão importante nas suas vidas e concluiu este evento com um sentimento de dever cumprido e com orgulho em ter proporcionado uma cerimónia que, com certeza, será eternizada na memória dos estudantes.

João Rodrigo Gonçalves
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.

DESTAQUES