O Largo do Colégio dos Jesuítas do Funchal, a 24 de junho, recebeu a cerimónia de GRADUAÇÃO dos finalistas da Universidade da Madeira. Este evento anual teve lugar num local icónico que oferece uma atmosfera histórica e simbólica. Contou a participação de 409 finalistas e atraiu mais de 4 mil espetadores, que preencheram o coração da cidade do Funchal para testemunhar a conclusão de mais uma etapa importante na vida destes estudantes.
A GRADUAÇÃO de 2023 já começou a ser preparada
A Cerimónia de Graduação já começou a ser preparada pela ACADÉMICA DA MADEIRA. Anualmente, os estudantes são convidados a participar num evento de celebração do final do seu curso.
Milhares reunidos para celebrar o final do curso dos estudantes da UMa
Sábado, mais de 400 de estudantes celebram o final do curso. Quem vai ao palco comigo? Qual será a ordem de
A graduação é um momento de celebração, de reconhecimento e de reflexão, que marca o encerramento de anos de trabalho e dedicação dos finalistas. Ao atingirem este marco significativo no seu percurso académico, os estudantes têm a oportunidade de partilhar essa vitória com amigos, familiares e a comunidade académica, num ambiente festivo e inspirador.
Francisco Mendonça, finalista da Licenciatura de Educação Física e Desporto, expressou a sua satisfação com a cerimónia deste ano. “Gostei muito da minha graduação. Enquanto finalista, acho que a ACADÉMICADA MADEIRA está de parabéns, pois conseguiu cumprir os horários estabelecidos num evento que envolve tanta gente e, ao mesmo tempo, proporcionar um momento de fama com a subida ao palco de cada finalista. Também gostei muito da atuação do grupo de fados e das palavras do Presidente”, partilhou Francisco.
Milhares reunidos no Funchal para celebração
Um dos momentos de tradição académico do evento foi a atuação dos FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA. O grupo interpretou músicas tradicionais portuguesas que tocaram os corações de todos: “Balada da Despedida do 5.º Ano Jurídico de 1988-1989”, com letra de António Vicente, e “Balada da Despedida”, de Fernando Machado Soares. A interpretação destas baladas, acompanhadas pela voz expressiva de Carlos Diogo Pereira e com os instrumentos de David Freitas, de João Freitas e de Diogo Freitas proporcionou um momento de nostalgia e reverência pelos anos passados na academia.
Margarida Silva, finalista da Licenciatura de Educação Básica, destacou a organização do evento, desde a equipa de apoio até os apresentadores, que foram excelentes em comunicar-se com o público. “Acho que a organização estava muito boa, desde a equipa que deu apoio ao evento até aos apresentadores, que foram excelentes a fazerem-se compreender. Acho também que a ideia de abrir o Colégio dos Jesuítas foi uma excelente iniciativa, pois permitiu brindarmos com os nossos amigos e familiares com Vinho Madeira e também consegui tirar fotos muito giras no jardim. Só achei que o sol estava muito forte e dificultou um pouco a cerimónia, mas de um modo geral adorei a minha Graduação”.
“Sentes que um tempo acabou”. Os finalistas dizem adeus na GRADUAÇÃO
Com o final do ano letivo, centenas de universitários madeirenses terminam os seus estudos, celebrando, com as suas famílias e amigos esse momento. O último e quente sábado de junho, viu o largo do Colégio dos Jesuítas do Funchal acolher as cerimónias de GRADUAÇÃO dos finalistas da UMa.
A GRADUAÇÃO de 2023 será no dia 24 de junho
A ACADÉMICA DA MADEIRA promoveu uma votação para escolha do dia da GRADUAÇÃO de 2023. Quase 90%, das centenas de votantes,
A ACADÉMICA DA MADEIRA congratulou todos os finalistas por alcançarem este marco tão importante nas suas vidas e concluiu este evento com um sentimento de dever cumprido e com orgulho em ter proporcionado uma cerimónia que, com certeza, será eternizada na memória dos estudantes.
João Rodrigo Gonçalves
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.