Tudo pronto para a GRADUAÇÃO de 2024? Faltam duas semanas

Tudo pronto para a GRADUAÇÃO de 2024? Faltam duas semanas

Depois do Savoy Palace ter recebido a cerimónia em 2022, o Largo do Colégio dos Jesuítas do Funchal recebe, desde 2023, o grande evento de celebração dos estudantes. Com 427 finalistas inscritos, quase 5 mil pessoas são esperadas para o evento.
As cerimónias de GRADUAÇÃO dos estudantes da Universidade da Madeira aconteceram, em junho de 2023, no Largo do Colégio dos Jesuítas do Funchal.

As cerimónias de GRADUAÇÃO de 2024 acontecem no sábado, 29 de junho, integradas nas celebrações que a ACADÉMICA DA MADEIRA organiza para todos os estudantes e antigos estudantes da Universidade da Madeira (UMa). Conforme adianta a organização “trata-se de um evento simbólico, organizado há vários anos pela ACADÉMICA DA MADEIRA, para assinalar o final do percurso académico de todos os estudantes finalistas da Universidade da Madeira. A cerimónia, aberta a qualquer estudante, reunirá todas as faculdades e escolas superiores da Universidade da Madeira”.

A data do evento foi escolhida no verão de 2024, considerando o final da época de Exames de Recurso da UMa. No mesmo dia, na parte da tarde, acontece a Missa da Bênção das Fitas, sob responsabilidade da Diocese do Funchal e do Departamento da Pastoral do Ensino Superior.

Na parte da manhã, às 10:00, a GRADUAÇÃO acontece no coração do Funchal, no Largo do Colégio dos Jesuítas. O espaço começará a ser preparado na véspera do evento. Este ano, a organização reforçou os lugares na placa central da praça, através de vários pedidos para organismos tutelados pela Câmara Municipal do Funchal.

A organização refere que “a chamada dos finalistas ao palco é organizada por faculdade/escola, ordenados alfabeticamente dentro de cada unidade orgânica”. Após o finalista subir ao palco, acompanhado de um convidado, receberá um diploma de recordação do evento e poderá convidar os seus colegas, amigos e familiares para uma sessão de fotografias no Pátio dos Estudantes, no Colégio dos Jesuítas do Funchal. A edificação, começada a construir em 1599, acolhe a Universidade da Madeira desde o final dos anos 1980.

Milhares reunidos para celebrar o final do curso dos estudantes da UMa

Sábado, mais de 400 de estudantes celebram o final do curso. Quem vai ao palco comigo? Qual será a ordem de entrega dos diplomas de recordação? E as fotografias com a família? O que devo vestir? São muitas as dúvidas que a ACADÉMICA DA MADEIRA recebeu desde dezembro de 2022, quando a GRADUAÇÃO foi anunciada.

O Baile de Finalistas acontece no mesmo sábado, na Discoteca Copacabana, e a entrada tem um custo de 5 euros para os portadores do CARTÃO ACADÉMICO, dando direito a 2 bebidas, como habitual.

Em julho, as festas continuam no Summer Opening, através do SO+UMa. Serão dois fins-de-semana para celebrar, no Parque de Santa Catarina. Os bilhetes continuam à venda, mas sofrerão um aumento em julho, caso ainda estejam disponíveis.

Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia de Salvador Freitas.