Procurar
Close this search box.

A minha GRADUAÇÃO: o que precisas saber!

Quem vai ao palco comigo? Tenho que pagar pelo diploma? E as fotografias com a família? Quando posso sair do evento? Quando abrem as portas? São muitas as dúvidas que a ACADÉMICA DA MADEIRA recebeu desde fevereiro, quando a GRADUAÇÃO foi anunciada.

A GRADUAÇÃO é um evento organizado pela ACADÉMICA DA MADEIRA com o Departamento da Pastoral do Ensino Superior, que tem a responsabilidade pela Missa da Bênção das Fitas. O evento envolve mais de duas dezenas de voluntários, estudantes e antigos estudantes da Universidade da Madeira. São voluntários que trabalham para que os seus colegas tenham um dia memorável.

A ACADÉMICA DA MADEIRA espera receber quase 3 mil convidados no The Ballroom do Savoy Palace. Como será normal, entre as cinco centenas de finalistas haverá dúvidas, mesmo com as reuniões e os artigos publicados, pois é uma cerimónia inédita para quase a totalidade dos participantes, como não é habitual ser-se finalista. A ET AL. apurou junto da organização que haverá um livreto com as músicas e todos os momentos do evento, distribuído gratuitamente a todos os participantes, na entrada do evento.

Conforme explicou Ricardo Bonifácio da organização da ACADÉMICA DA MADEIRA, “trata-se de um guia, com sete capítulos, que contém as leituras e os cânticos da missa, permitindo que a assembleia acompanhe o rito litúrgico e participe ativamente na celebração”. Além disso, o livreto possui as outras músicas do evento e as instruções para a GRADUAÇÃO.

De acordo com a informação que consta no documento, “Os finalistas serão chamados, individualmente, pelos apresentadores ao palco para receberem os seus diplomas de GRADUAÇÃO. Poderão se fazer acompanhar da/o respetiva/o madrinha/padrinho para fotografia no palco com o seu diploma, devendo ambos entrar pelo lado direito”. Há um alerta para os poucos segundos que os finalistas têm no placo, “para permitir que todos os seus colegas possam receber o diploma”. Mesmo com dois turnos, e sendo todo o evento no Savoy Palace, acabando por evitar deslocações, são mais de duas centenas de finalistas em cada turno.

Hélvio Nóbrega, que também integra a organização da ACADÉMICA DA MADEIRA, indicou que “a chamada dos finalistas ao palco é organizada por faculdade/escola, ordenados alfabeticamente dentro de cada unidade orgânica”. Após receber o seu diploma, conforme adiantou, o finalista “poderá continuar a acompanhar a cerimónia dos seus colegas ou sair do The Ballroom para celebração com os seus colegas, amigos e familiares”. Sobre as fotografias, haverá duas zonas delimitadas, no exterior da sala, para captação de imagens.

Para os finalistas que celebram a conclusão do seu curso na parte da manhã, as portas abrem às 9:00. Na parte da tarde, as portas abrem às 14:30.

A ACADÉMICA DA MADEIRA, como é conhecido, tem um conjunto de PERGUNTAS & RESPOSTAS sobre a GRADUAÇÃO.

O Baile de Finalistas acontece no mesmo sábado, na Discoteca Copacabana, e a entrada tem um custo de 10€ dando direito a 2 bebidas, como habitual. O som no Copacabana estará a cargo do dj Oxy e no Garden sob a responsabilidade de Rui Vargas. As portas abrem às 23:00 e recomenda-se aos finalistas, e ao restante público, que cheguem cedo para garantir a entrada, ou evitar grandes filas. O ingresso no evento é exclusivo para os maiores de 18 anos.

Apenas não restam dúvidas que as cerimónias de GRADUAÇÃO de 2022 acontecem no sábado, 9 de julho de 2022, integradas nas celebrações que a ACADÉMICA DA MADEIRA organiza para todos os estudantes e antigos estudantes da UMa. O último evento do CARUNCHO 2022 terá lugar na sexta-feira, 29 de julho, na discoteca Copacabana. Para encerrar um mês de celebrações os bilhetes, para os portadores do CARTÃO DE ASSOCIADO da ACADÉMICA DA MADEIRA, terão 50% de desconto, ficando por 5€ com direito a duas bebidas.

E nunca é demais recordar que ainda restam alguns bilhetes para o SO+UMa, que acontece nos dois fins-de-semana seguintes ao da GRADUAÇÃO. Serão quatro dias, com dois palcos, 20 concertos, 12 djs, 24 estreias e mais de 32 horas de música.

Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia de Matthew LeJune.

Atualizado às 22:10 do dia 6 de junho com referência às PERGUNTAS & RESPOSTAS.

DESTAQUES