No 7.° episódio do UNIVERSITAS, Vera Duarte e João Tiago Camacho entrevistaram Teresa Carvalho, enfermeira que se apaixonou pela psicologia, atualmente Diretora da Unidade de Assessoria Técnica do Departamento de Apoio à Família, Infância e Juventude do Instituto de Segurança Social da Madeira.

Semana do Caruncho
Já está aí, pelas ruas do Funchal, mais uma semana académica, desta vez realizada pela recém-empossada direção da Associação Académica. Dinâmica, criativa e original, são os termos que melhor definem

Todas sabemos: manifesto contra os abusos de poder e outras formas de violência em contexto académico e fora dele
Perante o atual debate público suscitado pela divulgação do capítulo “The walls spoke when no one else would: Autoethnographic notes on
Após concluir a licenciatura em Psicologia, Teresa Carvalho dedicou a sua carreira às famílias em situações de risco e às vítimas de violência doméstica, tendo trabalhado seis anos na atual Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais e também seis anos no Instituto Vilamar. Segundo a convidada, esta trajetória foi uma aprendizagem total porque não só percebeu as reações que os adultos por vezes têm para com as crianças e jovens que estão em sofrimento, como também quantos comportamentos se podem desenvolver ao estarmos num sentimento de angústia.
Teresa Carvalho destacou que a violência é um problema multifacetado, manifestando-se não só em diversas formas, mas também nas mais variadas idades. Reforça que cada forma de violência apresenta características distintas, no entanto, todas têm em comum o facto de causarem não só danos físicos, mas também emocionais e sociais às vítimas.
O episódio já está disponível no Spotify.
Com a sua vasta experiência na área, trouxe uma perspetiva clara sobre os diferentes aspetos da violência, apresentando alguns momentos que a marcaram. Um desses foi a história de um rapaz de dez anos que teve a consciência e a coragem de pedir ajuda para ele e para a família para abandonarem o ambiente de violência em que viviam. A psicóloga enfatizou que a solução para o problema da violência requer um esforço conjunto da sociedade como um todo, referindo que para que as pessoas se possam libertar dessa atmosfera de violência devem recorrer às estruturas existentes para o atendimento às vítimas.
Como já é habitual, fomos surpreendidos por dois objetos que segundo a convidada nos transmitem uma mensagem sobre a nossa essência enquanto seres únicos e a felicidade que nos rodeia.

Horários do Funchal apela para carregamento atempado dos passes de estudante
Os estudantes das escolas do Funchal e da Universidade da Madeira já devem tratar da renovação do seu passe. No caso do Ensino Superior, o passe sub23 abrange os estudantes,

O mediático guia turístico Jeff de Gouveia chega ao IT´S OKAY
O IT’S OKAY, um programa quinzenal criado e produzido pela ACADÉMICA DA MADEIRA e dinamizado pelos estudantes da Universidade da Madeira,
Neste episódio, Nuno Fernandes foi responsável pela edição de áudio e vídeo, enquanto Pedro Pessoa se encarregou da captura de imagens. Ismael Da Gama e Elói Vieira prestaram apoio técnico. Já a apresentação foi conduzida por Vera Duarte e João Tiago Camacho.
Catarina Perestrelo
ET AL.
com fotografia de Pedro Pessoa.