FCT promove nova edição do Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual

FCT promove nova edição do Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual

Este artigo tem mais de 1 ano

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) abriu o período de submissão de candidaturas à 6.ª edição do Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual (CEEC Individual), que prevê a contratação de mais 400 investigadores doutorados, no âmbito do Regulamento do Emprego Científico (REC).

O CEEC Individual é um concurso anual que visa estimular o emprego científico e tecnológico, em todas as áreas do conhecimento, através do financiamento de contratos de seis anos para investigadores doutorados que desenvolvem investigação científica ou atividades de desenvolvimento tecnológico nas instituições que integram o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia.
Até agora, nas cinco edições do CEEC Individual, a FCT já atribuiu um total de 1900 contratos a investigadores doutorados, número que atingirá os 2300 após a conclusão deste novo concurso.

Conselho de Competitividade adota conclusões sobre a publicação académica

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, destacou as recomendações adotadas sobre ciência aberta referindo que com «esta disponibilização da informação em acesso aberto (open access), imediato e irrestrito na publicação de pesquisas», estabelecem que todas as publicações que resultem do financiamento público dos seus membros devem ser disponibilizadas em revistas ou plataformas de acesso aberto.

Nesta edição são atribuídos contratos em três categorias:

– Investigador júnior – doutorados há 5 anos ou menos, contabilizados à data de encerramento do período de submissão de candidatura, com experiência de investigação pós-doutoral reduzida na área científica a que se candidata.

– Investigador auxiliar – doutorados há mais de 5 anos e menos de 12 anos, inclusive, contabilizados à data de encerramento do período de submissão de candidatura, com currículo relevante na área científica a que se candidatam.

– Investigador principal – doutorados há mais de 12 anos, contabilizados à data de encerramento do período de submissão de candidatura, com currículo relevante na área científica a que se candidatam, demonstrando alguma independência científica nos últimos 3 anos.

Calendário de concursos FCT para 2023 anunciado

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia disponibilizou o calendário de concursos previstos para 2023. Os concursos individuais terão o aviso de abertura a 1 de março de 2023, com a submissão de candidaturas entre 4 de abril e 3 de maio de 2023.

Para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior este concurso assume particular relevância tendo em conta que permitirá continuar a combater regimes precários de contratação de investigadores e garantir a estabilidade laboral dos mesmos.

Esta edição do CEEC Individual inclui alterações resultantes do esforço de simplificação dos procedimentos ao nível da submissão e avaliação de candidaturas, desenvolvido e promovido pela FCT.

Os investigadores podem apresentar a sua candidatura até ao dia 3 de maio, pelas 17 horas (hora de Lisboa).

Texto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Com fotografia de Jelleke Vanooteghem.

Palavras-chave