Procurar
Close this search box.

Calendário de concursos FCT para 2023 anunciado

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia disponibilizou o calendário de concursos previstos para 2023. Os concursos individuais terão o aviso de abertura a 1 de março de 2023, com a submissão de candidaturas entre 4 de abril e 3 de maio de 2023.

Esta semana, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior defendeu uma “maior aproximação entre o Ensino Superior e a investigação que é feita nas Universidades”. A governante discursou no Encontro Nacional «Universidades: Chave para o Futuro», no âmbito das comemorações dos 50 anos do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).

No final de novembro, Elvira Fortunato afirmou pretender “um sistema científico e tecnológico ágil”, referindo que a FCT trabalha na “simplificação administrativa do setor científico e tecnológico nacional”, segundo nota do ministério.

“Procuraremos estabelecer parcerias com entidades do setor privado e da administração pública” – Elvira Fortunato na sessão de apresentação de dois novos programas

Sexta-feira, 9 de dezembro, o portal da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) anunciou o calendário de concursos previstos para 2023. Os concursos individuais, na categoria de Concursos de Estímulo ao Emprego Científico (CEEC), terão o aviso de abertura a 1 de março de 2023. Os concursos institucionais, ainda na mesma categoria, têm o aviso de abertura em outubro de 2023, com as submissões no mês seguinte.

Os Concursos de Formação Avançada e Estágios, na categoria de Concurso para atribuição de bolsas de investigação para doutoramento em todos os domínios científicos de 2023, terão o aviso de abertura a 31 de janeiro de 2023, com a submissão de candidaturas entre 1 e 31 de março. Os Concursos para Estágios terão o aviso de abertura publicado em setembro de 2023, com a submissão de candidaturas no mês seguinte.

A avaliação de Unidades de I&D acontecerá apenas em 2024, entre janeiro e junho. O aviso de abertura para avaliação ocorre em setembro de 2023 e o período de registo será entre setembro e dezembro de 2023.

Concursos de Estímulo ao Emprego Científico terão o aviso de abertura a 1 de março de 2023

Sobre os Projetos de Investigação e Desenvolvimento, há 5 categorias: Programa RESTART, Projetos de I&D em todos os domínios científicos em 2023, Programa ERC-Portugal, Concurso Nacional de Projetos Computação Avançada e os Projetos parceria FCT-Google: Inteligência Artificial na Google Cloud. As datas devem ser consultas na “Calendarização de concursos FCT 2023”.

Em novembro, o governo anunciou que “através da FCT, a área governativa da ciência, tecnologia e ensino superior pretende reforçar as bolsas de doutoramento com planos de trabalhos a desenvolver (parcialmente ou em totalidade) em ambiente não académico (setor empresarial, administração pública, entidades do terceiro setor)”.

A avaliação de Unidades de I&D acontecerá apenas em 2024

Em declarações, a ministra Elvira Fortunato disse afirmou procurar “estabelecer parcerias com entidades do setor privado e da administração pública (incluindo outras áreas governativas). O objetivo é o de criar emprego altamente qualificado e promover a integração de doutorados no mercado de trabalho, contribuindo para a diminuição da precariedade”.

Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia de Moritz Kindler.

DESTAQUES