Procurar
Close this search box.

Erasmus no próximo ano letivo? Faltam poucos dias para o fim do prazo de inscrição

As inscrições para o Programa de Mobilidade Erasmus+ Estudos e Estágios 2023-2024 acontecem de 15 de março a 16 de abril de 2023. O Erasmus+ é um programa de intercâmbio educacional e de formação profissional criado pela Comissão Europeia em 2014.

Em 2014, o jornalista Benjamin Fox citava que “um em cada quatro estudantes do programa Erasmus encontrou seu parceiro de vida durante seus estudos no exterior, segundo o Estudo de Impacto Erasmus, que foi baseado em respostas de quase 80.000 entrevistados, incluindo estudantes, professores e empresas”.

My hometown Vaduz is really different from Funchal

I live in the capital city of Liechtenstein, a town called Vaduz. Liechtenstein itself is smaller than Madeira and Vaduz is also a lot smaller than Funchal. Vaduz has about 5,500 inhabitants and Funchal has got about 110,000. Similarities are hard to find because the towns’ size is very different

Erasmus+ é, principalmente, um programa que pretende oferecer oportunidades de aprendizagem internacional a estudantes, jovens profissionais, educadores e organizações em toda a Europa e em alguns países parceiros. O Erasmus+ oferece uma variedade de atividades, como intercâmbios de estudantes, estágios no exterior, cursos de formação para educadores, projetos de cooperação entre organizações e muito mais.

Na Universidade da Madeira (UMa) as inscrições para o Programa de Mobilidade Erasmus Estudos e Estágios 2023-2024 terminam a 16 de abril de 2023. Paula Barreto, da Unidade de Projetos e Cooperação da UMa, refere que “os interessados deverão preencher o formulário de candidatura para Mobilidade de Estudantes Erasmus 2023-24″.

As inscrições acontecem de 15 de março a 16 de abril de 2023

Nos dias 11 e 13 de abril voltam a ser organizadas no Colégio dos Jesuítas, na sala de formação n.º 16 (junto ao parque de estacionamento do edifício), sessões de esclarecimento para os estudantes interessados.

A organização pede que os interessados remetam uma mensagem de correio eletrónico com o nome, o curso e a universidade de destino (provisória) e o dia, a hora da sessão. O endereço é paula.barreto@staff.uma.pt. A UMa divulgou uma lista de opções de mobilidade.

Diary of a volunteer

1st of July: Arrival at the airport of Madeira. Next destination: 30th April. Come back home. Having just landed at the airport I quickly realize what this adventure will mean for me. A personal challenge to be developed over 10 months, working as a volunteer in the Students’ Union of

Paula Barreto alerta que “as Universidades participantes no Programa Erasmus+ estão em fase de renovação dos protocolos Erasmus 2021-2027”. Assim, a renovação é remota, “através da rede EWP – Erasmus Without Paper, mas devido aos atrasos e problemas na rede EWP, muitos protocolos ainda não foram renovados, daí que os protocolos na lista poderão variar”.

O programa é financiado pela União Europeia e é uma das principais iniciativas para promover a mobilidade, a inclusão social e a cooperação transnacional na Europa.

Luís Eduardo Nicolau
Com Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Mathew Schwartz.

DESTAQUES