Procurar
Close this search box.

O Sistema de Informação aos Alunos faz 20 anos com cerca de 3 mil acessos diários

A aplicação InfoAlunos, que serve todos os estudantes e antigos estudantes da Universidade da Madeira (UMa), é gerida pelo Gabinete de Desenvolvimento de Aplicações Informáticas da UMa. São dezenas de serviços oferecidos há 20 anos, com uma média de 2.920,15 acessos diários, em 2022.

O InfoAlunos é uma aplicação que integra o quotidiano de todos os estudantes da Universidade da Madeira (UMa), integrando quatro elementos do Gabinete de Desenvolvimento de Aplicações Informáticas (GDAI) da UMa na sua manutenção. A plataforma funciona como secretaria virtual, oferecendo dezenas de opções para os utilizadores.

Beldades da UMa

Chegou à UMa a moda das “Beldades”! Este é um conceito já há muito conhecido, em que alguém cria uma página no Facebook ou um blog de forma a publicar fotos das pessoas mais atraentes de uma certa comunidade. Na nossa Universidade existem as páginas “Beldades da UMa”, destinada a

No início de novembro de 2022, os utilizadores foram informados sobre a “atualização do seu software de base, tendo sido alterado grande parte do código-fonte”. Durante a sua fase de testes, vários estudantes estiveram envolvidos.

“Prevê-se nos próximos tempos atualizar o PHP até à versão mais recente, e garantir assim a sua atualização contínua, de acordo com os padrões mais eficientes ao nível da programação e segurança” – Pedro Valente

Ismael Da Gama, Coordenador dos Voluntários da ACADÉMICA DA MADEIRA e estudante de Engenharia Informática, foi um dos utilizadores que participou nos testes. Segundo o dirigente, “há uma navegação mais fluída, apenas observando essa alteração na velocidade”. A melhoria na navegabilidade foi confirmada por Pedro Guilherme Andrade, da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA, que também integrou o rol de estudantes que testaram a aplicação.

Conforme Pedro Valente adiantou, o InfoAlunos “foi criado a 22 de Agosto de 2003, com a disponibilização do serviço de matrículas”. Segundo o engenheiro que integra a equipa do Gabinete de Desenvolvimento de Aplicações Informáticas da UMa, a alteração disponibilizada em novembro, estava relacionada com a atualização da “linguagem PHP e do sistema operativo, num processo em que praticamente a totalidade dos ficheiros PHP foi alterada, tendo sido mantidas intactas as funcionalidades por forma a melhor conseguir controlar eventuais situações de erro”.

Em 2023, o InfoAlunos assinala 20 anos.

A utilização do sistema crescido ao longo dos anos. Os dados indicam que “desde Julho de 2015, a média é de 1.832,22 acessos diários, efetuados por 879,40 alunos distintos (nesses mesmos dias). Em 2022, obteve-se “um máximo de 2920,15 acessos por 1100,08 alunos distintos por dia no corrente” no ano, referiu Pedro Valente.

Gráfico de evolução dos acessos diários e dos alunos distintos entre 2015 e 2022

Outras ferramentas úteis para os estudantes da UMa são Serviço de Helpdesk e o Serviço de suporte.

Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia de Ben Griffiths.

DESTAQUES