Procurar
Close this search box.

Apoio ao alojamento é alargado a alunos não bolseiros com baixos rendimentos

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior vai alargar o apoio para o pagamento do alojamento aos estudantes deslocados de agregados familiares com baixos rendimentos, ainda que não sejam bolseiros.
António Costa e Elvira Fortunato na cerimónia de assinatura dos contratos de financiamento do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, no dia 15 de setembro de 2022, na Academia das Ciências de Lisboa.

O anúncio foi feito pela Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, durante a sessão de abertura do encontro «As Futuras Residências para Estudantes do Ensino Superior», organizado pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação e pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

«O aumento do custo de vida», conforme afirmou a Ministra, levou a tutela a reforçar e alargar este apoio aos estudantes deslocados do ensino superior público e privado provenientes de famílias que recebam até ao salário mínimo nacional, de forma a ajudar as famílias a suportarem os custos de alojamento.

Ministério vai alargar o apoio para o pagamento do alojamento.

De acordo com Elvira Fortunato «os apoios ao alojamento a atribuir serão idênticos aos já atribuídos aos estudantes bolseiros, correspondendo a um apoio mensal que vai dos 221 euros até aos 288 euros, dependendo do concelho em que se situa a instituição de ensino superior».

A Ministra acrescentou que «esta medida é pertinente num momento em que o Governo se encontra a reforçar o parque público de alojamento para estudantes a preços acessíveis, que deverão aliviar a pressão dos custos do alojamento para estudantes à medida que forem sendo concluídas, nos próximos anos».

Estudantes deslocados de agregados familiares com baixos rendimentos poderão ser beneficiados.

A Ministra destacou que «continuamos a envolver entidades do setor turístico e social para reforçar o número de camas disponibilizadas a preços acessíveis. Neste momento, temos já a perspetiva de um alargamento do número de camas disponibilizadas para estudantes na rede de pousadas da juventude geridas pela Movijovem».

Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Com fotografia de João Bica.

DESTAQUES