Revistas regionais: estudar para publicar e divulgar

O Conselho de Curso do Mestrado em Estudos Regionais e Locais organizou as II Jornadas do Mestrado em Estudos Regionais e Locais. A convite de Helena Rebelo, diretora dos Estudos Regionais e Locais, a ET AL. integrou a segunda edição das Jornadas daquele mestrado, dedicado à imprensa regional e local.

No dia 24 de novembro, o Campus Universitário da Penteada recebeu a 2.ª edição das jornadas do mestrado em Estudos Regionais e Locais, subordinadas ao tema “Revistas Regionais: Estudar para publicar e divulgar”.

Helena Rebelo, diretora do mestrado, indicou que se tratou de uma oportunidade para “promover a relação do âmbito de estudo de mestrado” para trazer a comunidade até à universidade. Nos painéis de apresentação, as revistas regionais dividiram espaço com as apresentações de temas que irão ser desenvolvidos pelos mestrandos durante o 2.º ano curricular.

Dessa forma, segundo a docente, os estudantes também têm a oportunidade para “mostrar a comunidade o que eles preparam como projetos de dissertação”.

As revistas Folclore, Xarabanda e Cadernos Xarabanda, Islenha, Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série, AICA Madeira, Cinema e Território, Translocal, Boletim do Museu de História Natural do Funchal e Bocagiana foram convidadas para integrar as jornadas. A ET AL. foi outra revista convidada.

A boa receção dos convidados para a jornada foi outro aspecto evidenciado pela diretora do curso. O evento, “aberto a todos os interessados” como foi frisado, acabou reunindo vários alunos e convidados das várias instituições que estiveram representadas através das suas revistas. Como referiu Helena Rebelo, o leque de variedade de áreas das revistas é um reflexo do mestrado e da sua variedade em áreas.

Sediado na Universidade da Madeira e propriedade a ACADÉMICA DA MADEIRA, o portal ET AL. é a única revista de divulgação universitária na Madeira com uma periodicidade diária. Durante as jornadas, o diretor do portal ET AL. explicou que a plataforma foi desenvolvida por estudantes da área da informática e é alimentado diariamente por uma equipa de sete pessoas de diferentes cursos, de níveis de licenciatura a doutoramento, incluindo entidades externas.

No início de 2022, o portal foi apresentado ao público, chegando logo aos 500 leitores individuais e, atualmente, já soma mais de 1000 artigos lidos diariamente. Publicação registada na ERC, além da divulgação diária, ET AL. é também um repositório para consulta mais de 2000 artigos publicados ao longo dos anos, dos quais 700 já se encontram disponíveis ao utilizador, de forma livre.

Carlos Diogo Pereira
e Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia de Jonas Jacobsson.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS