Procurar
Close this search box.

Os FATUM voltam a casa para assinalar o Natal

Os FATUM regressam ao Colégio dos Jesuítas do Funchal, com o tradicional sarau, na sexta-feira, 2 de dezembro, às 21:00. Como habitual, a entrada é gratuita e o espetáculo terá duração aproximadamente de 45 minutos.
Os FATUM, em atuação na Blandy's Wine Lodge, em novembro de 2022.

Diversos temas da Canção de Coimbra compõe o espetáculo dos FATUM para dezembro. No repertório desse espetáculo o destaque vai para os temas que integram o 3.º álbum, como “Ó Aí Menina Ó Ai “, sem descuidar outras músicas que surpreenderão e animarão o público como “Coimbra é uma lição de amor”, “Samaritana”, “Feiticeira” e “Corre Mondego”. A noite não terá fim sem uma badala da despedida, como dita a tradição académica.

Os FATUM atuam mensalmente no Colégio dos Jesuítas do Funchal

O fado é um dos alicerces da cultura portuguesa e é Património Cultural e Imaterial da Humanidade, classificado pela a UNESCO, sendo os saraus um formato ideal para expressar, partilhar e dar a conhecer ao auditório o quão importante o fado é para nós portugueses. Artur Spínola, colaborador da ACADÉMICA DA MADEIRA, destaca as novidades do evento, com o regresso das provas de vinho Madeira e chocolates regionais, esperando que “desfrutem de uma maré de paixões expressas através da música dos nossos fadistas”.

Espera-se casa cheia no espetáculo de dezembro dos FATUM

Os FATUM começaram a sua atividade em 2010. Ao longo de mais de uma década receberam dezenas de integrantes para afirmação e difusão da Canção de Coimbra na Madeira. Em 2014, editaram FATUM, o seu primeiro álbum, seguindo-se FADO DE COIMBRA, em 2018 e, recentemente, TRIBUTO, numa homenagem a vários nomes da música portuguesa. Mensalmente, atuam no Colégio dos Jesuítas do Funchal, já tendo pisado vários palcos nacionais e internacionais. Em fevereiro, os FATUM rumam a Bruxelas para a sua quinta atuação internacional.

Na preparação do evento, vários voluntários da ACADÉMICA DA MADEIRA apoiam a execução das tarefas necessárias. Os voluntários, oriundos dos programas de mobilidade Erasmus+, divulgam o património da nossa região através do programa HERANÇA MADEIRENSE.

A entrada do espetáculo de dezembro, como habitual, acontece pela rua dos Ferreiros.

Tomás Santos de Pontes
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.
Na imagem, os FATUM em atuação na Blandy’s Wine Lodge, em novembro de 2022.
O Sarau de fados, promovido pela ACADÉMICA DA MADEIRA, conta com o apoio do programa Erasmus+, através da participação de vários jovens em mobilidade, integrados no programa HERANÇA MADEIRENSE.

DESTAQUES