Procurar
Close this search box.

Não espirre sobre este assunto, proteja-se!

“A nossa saúde é muitas das vezes afetada pelos microrganismos que são invisíveis, impercetíveis e que vivem despercebidos mesmo ao nosso lado…”

Apesar do inverno estar a chegar ao fim, a gripe veio para ficar!

A gripe é uma doença viral contagiosa, que afecta predominantemente as vias aéreas. O vírus é transmitido através do contacto com partículas de saliva (tosse e espirros), sendo que na maioria dos casos cura-se espontaneamente sem a necessidade de intervenção médica (SNS, 2018).

A tosse, febre, mialgias e fadiga são alguns dos principais sintomas da gripe.

A principal medida de prevenção da gripe é a vacinação, que tem como objectivo minimizar o risco de contrair a doença e as consequentes complicações.

A vacina da gripe contem o vírus influenza sem o agente patogénico, ou seja, sem o agente causador da doença, assim sendo importa desmistificar a ideia de que a vacina provoca a doença. O que pode incorrectamente ser confundido como sintomas de gripe são os efeitos secundários da vacina, que apesar de não muito comuns podem manifestar-se.

O vírus da gripe distingue-se de outros pela sua capacidade de mutação constante, que garante a sua sobrevivência às resistências criadas pelo organismo. Deste modo importa relembrar que a vacina da gripe não é vitalícia, tendo a imunidade a duração de um ano.

Uma das medidas de prevenção que é gratuita e indicada para todas as idades, é a protecção individual e colectiva através de uma etiqueta respiratória correcta.

Estes pequenos gestos podem proteger a sua vida e a dos outros:

· Quando tossir ou espirrar cubra a boca e o nariz com um lenço, ou então faça-o na direcção do braço e não para as mãos;

· Descarte o material utilizado, imediatamente após essas acções;

· Lave ou desinfecte as mãos com regularidade e sempre após o contacto com secreções e objectos contaminados como as maçanetas de portas, corrimões entre outros.

A nossa saúde é muitas das vezes afetada pelos microrganismos que são invisíveis, imperceptíveis e que vivem despercebidos mesmo ao nosso lado, presentes no nosso dia a dia.

Importe-se com a sua saúde e não espirre sobre este assunto, proteja-se!

Ester Caldeira
Alumnus

DESTAQUES