Numa entrevista ao jornal Público em setembro, a psicóloga Juliet Foster apresentou a necessidade urgente de uma abordagem integral para a saúde mental no ensino superior, conhecida como “the whole university approach”. Esta proposta, que tem ganhado força no Reino Unido, pretende tratar o bem-estar dos estudantes e funcionários como um compromisso de toda a instituição e não apenas como um suporte individual a um estudante em crise.
A abordagem propõe uma mudança de paradigma, afastando-se do “apoio individual e particular” que se tem limitado a responder às situações mais graves, para uma estratégia “mais baseada em contextos, numa abordagem de saúde pública à saúde mental e ao bem-estar nas universidades”. Foster explica que o objetivo é considerar o ambiente físico, social e de aprendizagem: “O que é que podemos fazer pela universidade no seu todo? Como é que podemos pensar uma instituição completa, nos seus espaços físicos, na forma como interagimos uns com os outros, na forma como enviamos os nossos e-mails, no conteúdo e na organização do nosso ensino?”.
Segundo Foster, a ideia é criar um sistema de apoio que vá além do atendimento psicológico: “Não se trata de não continuar a prestar o serviço de aconselhamento e apoio psicológico a nível individual, mas sim de dizer que essa componente integra um pacote muito mais vasto.” Ela destaca que esta abordagem contempla quatro pilares: “Por um lado, o de manter os serviços de apoio psicológico, que continuam a ser absolutamente necessários. Mas há também outro pilar que é a aprendizagem”, referindo-se à adaptação dos currículos e do ambiente de ensino. Além disso, inclui-se o pilar do ambiente físico e social da universidade e o foco na saúde mental dos funcionários, “que só podem apoiar os estudantes se eles próprios sentirem que estão a ser devidamente apoiados”.
Os pais dos estudantes podem solicitar as suas avaliações à UMa?
Os estudantes da Universidade da Madeira são, na generalidade, maiores de idade, pelo que nada poderá ser feito sem a sua autorização. Contudo, existem situações pontuais em que a UMa permite aos pais participar da vida académica dos seus filhos.
Abandono e desistência no ensino superior
Mensalmente, a ACADÉMICA DA MADEIRA tem um espaço de opinião no JM Madeira. Este mês, escrevemos sobre os desafios de promoção
A psicóloga alerta que, embora o aumento de relatos de problemas de saúde mental possa refletir uma maior abertura entre os jovens, também é um sinal da necessidade de mudar a abordagem institucional: “Há coisas que estamos a fazer no contexto universitário que podem estar a ter um efeito prejudicial na experiência dos nossos alunos”. Foster sublinha a importância de um trabalho colaborativo e contínuo: “Temos debatido este método com colegas de outros países e há muito interesse em toda esta abordagem universitária”.
Recentemente, a ACADÉMICA DA MADEIRA promoveu a campanha “As pessoas não fingem problemas, elas fingem estar bem”, que aborda a prevalência de problemas de saúde mental na sociedade, destacando que muitas pessoas escondem o seu sofrimento ao fingirem bem-estar. A campanha sublinha a necessidade urgente de mudar o paradigma sobre como a saúde mental é percebida e abordada, tanto no âmbito pessoal como institucional. Especialistas apontam que este “fingimento de bem-estar” é uma barreira para a procura de ajuda e para a criação de ambientes que ofereçam suporte adequado, ressaltando a importância de iniciativas que normalizem o diálogo e os cuidados com a saúde mental.
Em setembro, foi divulgada uma nova medida implementada em instituições de ensino superior em Portugal, que oferece aos estudantes acesso a consultas de psicologia e de nutrição. Esta iniciativa surge como resposta ao aumento dos problemas de saúde mental e física entre os estudantes universitários e pretende promover o bem-estar integral, abordando tanto a saúde emocional quanto a alimentação saudável. A introdução destes serviços representa um avanço no apoio ao estudante, garantindo-lhes acompanhamento especializado para enfrentar os desafios académicos e pessoais.
Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Matthew Ball.