APROCHEGA-TE é o novo programa de integração no Ensino Superior

APROCHEGA-TE é o novo programa de integração no Ensino Superior

Um cartaz variado, para todos os públicos, pretende receber bem o estudante, criando uma ligação para proximidade e acompanhamento durante o seu percurso académico.

Criado em 2024, o Aprochega-te é o novo programa de receção e integração dos novos estudantes da Universidade da Madeira. O Aprochega-te reúne artes, música, festas, desporto e cultura. Porque “é na pluralidade que chegamos a todos os estudantes e antigos estudantes da nossa Academia, num programa que pretende acolher e integrar os estudantes, sem exceção e sem ligação à praxe”, como defende o Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA, Ricardo Freitas Bonifácio. Na sua visão, a integração dos novos estudantes deve passar pela experiência em diversos eventos, visitas, e contactos extracurriculares, para que o seu percurso académico se torne cada vez mais vasto.

Dos sete eventos que compõem o programa APROCHEGA-TE, seis são de entrada ou inscrição gratuita para os novos estudantes. A ACADÉMICA DA MADEIRA pretende, com isso, promover um conjunto de eventos diversificados, mas acessíveis ao estudante da Universidade da Madeira.

No verão, o ministro Fernando Alexandre, que tem a tutela do Ensino Superior, afirmou que “o abandono escolar e a eficiência do ensino superior como um todo são enormes desafios que enfrentamos”. Os dados divulgados pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, em julho, indicam que entre 2015 e 2023, o ensino superior verificou um máximo na taxa de desistência, com especial destaque para o último ano letivo. Considerando que a promoção do sucesso académico e o combate aos fenómenos do abandono e da desistência escolar encontram no início do percurso um momento fundamental, que a ACADÉMICA DA MADEIRA entende reformular no seu programa de receção. Desta forma, encerrou a ligação que o nome Receção ao Caloiro dava à praxe e criou um programa variado que possa receber todos os estudantes.

As atividades começam nesta sexta-feira, 6 de setembro, com o Sarau de fados, às 21:00, no Colégio dos Jesuítas. Há mais de dez anos o Colégio dos Jesuítas do Funchal recebe os saraus de fado de Coimbra protagonizados pelos Fatum, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA. A tradição académica da Canção de Coimbra faz-se ouvir pelo edifício secular que foi mandado fundar pelo rei D. Sebastião, no século XVI. A tradição convida todos os estudantes a envergar a capa e a batina com o seu traje académico. A entrada é gratuita e aberta ao público.

No dia seguinte, há o evento de receção dos novos estudantes na Quinta de S. Roque, é o Integra-te com os NAPA, a partir das 18:00. O Campus Universitário da Quinta de São Roque acolhe a sessão de boas-vindas da Universidade da Madeira, dirigida a todos os estudantes, os amigos, os colegas e os familiares. O evento inicia-se com intervenções e prossegue até a meia-noite, oferecendo uma noite de música, de comida e de dança pelos jardins da antiga quinta. Entre as atrações, destaca-se a atuação do grupo madeirense NAPA. A entrada é gratuita e aberta ao público. O Integra-te é organizado pela Universidade da Madeira e pela ACADÉMICA DA MADEIRA, sendo cofinanciado pelo Programa da Promoção do Sucesso Académico e Redução do Abandono Escolar da DGES – Direção-Geral do Ensino Superior e pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

No fim-de-semana seguinte há cinema, dia 13 de setembro, sexta-feira. O Screenings Funchal associa-se ao APROCHEGA-TE com a projeção de “Underground: Era uma Vez um País”, uma película de Emir Kusturica. O Screenings Funchal pretende defender, impulsionar o cinema e promover a cultura cinematográfica na Madeira. Além do aspecto lúdico da cinefilia, o Screenings Funchal procura o estímulo intelectual que o cinema proporciona. É com este espírito que o programa APROCHEGA-TE recebe a projeção de “Underground: Era uma Vez um País”, de Emir Kusturica, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 1995. A película tem a estreia da sua versão restaurada em 4K nos cinemas madeirenses, nesta sessão especial, aberta a todos os interessados.

O sábado, 14 de setembro, arranca logo às 9:00 com mais uma edição do Troféu do Reitor. A competição de futsal que a ACADÉMICA DA MADEIRA promove desde os anos 2000 chega ao programa APROCHEGA-TE para difusão dos valores do desporto e para promoção da saúde física e mental de todos os estudantes. Aberto a todos os interessados, as inscrições para o Troféu do Reitor, feitas em trofeudoreitor.pt, são gratuitas para os novos estudantes, que podem formar equipas com estudantes, antigos estudantes e elementos externos da UMa.

De noite, o Barreirinha Bar Café recebe um Sunset Académico. As belas vistas junto ao complexo balnear da Barreirinha são um dos pontos fortes da festa que reúne a comunidade académica na Barreirinha Bar Café. Para convívio de todos os estudantes, os seus amigos, colegas e familiares, o evento é o ponto de partida para uma noite académica no centro da cidade.

O penúltimo fim-de-semana do APROCHEGA-TE começa com uma visita cultural pelo interior do Colégio dos Jesuítas do Funchal. O History Tellers é um conjunto de circuitos de visitas da ACADÉMICA DA MADEIRA que celebra 10 anos em 2024, promovendo a História da nossa região a milhares de visitantes, todos os anos. Nesta edição especial, o History Tellers visita o seu local de nascimento, o antigo colégio da Companhia de Jesus, o Colégio de São João Evangelista que, na atualidade, acolhe vários serviços administrativos da Universidade da Madeira. A visita percorre o interior e o exterior do edifício que, em mais de quatro séculos, assistiu e participou na História da Madeira. As inscrições são gratuitas e feitas em estudante.amadeira.pt.

No início dos anos 2000, o Campus Universitário da Penteada viu nascer um evento que, em mais de 20 anos, promove um arraial académico no complexo universitário. A noite contará com a atuação das tunas universitárias e de djs, sendo que o ponto alto é o convívio entre todos os estudantes da Universidade da Madeira, os seus colegas e amigos. Não é pelo Verão ter finalizado que os arraiais também têm de acabar, e partilharemos esta energia junto dos novos estudantes, para que se criem muitos laços, memórias e amizades. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Um novo Sarau de fados acontece no dia 27 de setembro, sexta-feira, às 21:00, no Colégio dos Jesuítas do Funchal. Há uma nova noite de tradição com o segundo sarau de fado de Coimbra protagonizado pelos Fatum, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA. A tradição académica da Canção de Coimbra volta a ecoar no edifício que albergou jesuítas, seminaristas, soldados britânicos e portugueses, além de estudantes. A tradição convida todos os estudantes a envergar a capa e a batina com o seu traje académico. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Para encerrar um mês de atividades, a Académica Night Out chega no Copacabana, sexta-feira, 27 de setembro, a partir das 23:00. A discoteca Copacabana recebe a festa final do programa APROCHEGA-TE. Numa noite coroada pelos sons da atualidade, a catedral da noite madeirense recebe os estudantes da Universidade da Madeira para a primeira noite académica no novo ano letivo.

Fiquei colocado, e agora?

Foram conhecidos os resultados do Concurso Nacional de Acesso e quase 50 mil estudantes ficaram colocados. Abre-se um período difícil para os que não ficaram colocados e para os que rumam para o Ensino Superior, a procura de apoios sociais e habitação.

Um cartaz variado, para todos os públicos, pretende receber bem o estudante, criando uma ligação para proximidade e acompanhamento durante o seu percurso académico. O APROCHEGA-TE, como refere a ACADÉMICA DA MADEIRA, é apenas um dos variados programas promovidos para garantir a qualidade de um percurso académico rico na Universidade da Madeira. Neste processo, os estudos do Observatório da Vida Estudantil, uma estrutura associativa dos estudantes, desempenham um papel importante na recolha, no tratamento e na divulgação de diversos dados. Como o ministro Fernando Alexandre referiu no verão, “o insucesso no primeiro ano não se resume ao insucesso académico, mas sim ao desafio de recuperar esses alunos para um percurso académico de sucesso”. É com o recurso a um leque diversificado de atividades, programas e projetos que a estrutura estudantil pretende apoiar o sucesso dos estudantes. Ao longo do ano a ACADÉMICA DA MADEIRA reforçará a importância da inclusão dos novos estudantes, além de promover outro tipo de atividades junto da Academia para o acompanhamento adequado dos seus colegas.

Carlos Diogo Pereira
com Ricardo Freitas Bonifácio
ET AL.
Com imagem criada por Pedro Pessoa.

Palavras-chave