Procurar
Close this search box.

Falta de competências linguísticas de jovens levou Reino Unido a deixar Erasmus+

A notícia foi avançada pelo POLITICO, na sequência da entrevista dada a 3 de abril, em Londres, por Nick Leake, diplomata que representou o governo britânico numa reunião do Comité Económico e Social Europeu, um órgão consultivo da União Europeia.

Com os relatórios de 2023 em execução, os número mais atuais referentes ao programa Erasmus+ dados pela União Europeia são referentes a 2022 e demonstram o sucesso do programa: um orçamento de quatro billions de euros, mantiveram 26 mil projetos, que envolveram próximo de 73 mil organizações e perto de 1.2 milhões de participantes em atividades de mobilidade, entre estudos, estágios, voluntariado e solidariedade.

IX Colóquio internacional: Olhares sobre o envelhecimento

Nos dias 28 e 29 de novembro de 2022, realizar-se-á, na Universidade da Madeira, o IX Colóquio Internacional “Olhares sobre o Envelhecimento” (IX CIOSE 22) organizado pelo Centro de Desenvolvimento Académico (CDA) da Universidade da Madeira. Convida-se a submeter um resumo, até o dia 15 de julho de 2022, de

Segundo o portal noticioso POLITICO, Nick Leake, um alto funcionário britânico indicou que o Reino Unido decidiu abandonar o programa Erasmus+. Porquê? Devido aos fracos conhecimentos dos britânicos em línguas estrangeiras, pesados nos custos que o programa traria para o país.

Nick Leake é um diplomata britânico na Missão da UE em Londres, explicou que faziam Erasmus+ poucos “estudantes britânicos em comparação com outras nacionalidades – devido a uma fraca aptidão para a aprendizagem de línguas”, pesado no investimento que o país terá que fazer para ser manter no programa, escreve o portal noticioso.

Se os britânicos não aderem, explicou Leake, “é porque sempre houve um desequilíbrio entre a nossa incapacidade de falar línguas muito bem e, portanto, de tirar vantagem das oportunidades de mobilidade externa e pessoas que desejam vir para o Reino Unido”, queixando-se de que os “únicos termos oferecidos” para continuarem programa durante as negociações do Brexit “exigiriam que o Reino Unido pagasse 2 mil milhões de euros a mais do que teríamos recebido ao longo de um programa de 7 anos” – cerca de 300 milhões de euros”.

De momento, várias organizações juvenis britânicas e da Europa unida pedem para que o Reino Unido volte a aderir ao Erasmus+ e a própria Comissão Europeia está a ser instada a manter negociações por um órgão consultivo da UE. A mobilidade dos jovens, para estudos, voluntariado e lazer têm sido sofrido com o Brexit. Mas Nick Leake indica veemente que “os interesses do contribuinte do Reino Unido são a razão pela qual decidimos não participar no Erasmus+”.

Estórias do arco da velha

– Papá. Quem és? Conheço de cor esse verde azeitona que preenche o poço dos teus olhos: são o espelho dos meus. Mas quem és? Quando foi que nos perdemos? Quando foi que desfizemos a malha da nossa camisola – que nos ficava tão bem, que nos apertava um ao

O Comité Económico e Social Europeu (CESE), formado por organizações da sociedade civil de toda a UE,  e da sessão de quarta-feira da sua secção de relações externas, saiu a recomendação à Comissão Europeia para “fortalecer as negociações com o governo do Reino Unido para a reintegração total do Reino Unido no Erasmus+”.

Ao POLITICO, o embaixador do Conselho Britânico da Juventude no Fórum Europeu da Juventude, Maurizio Cuttin, após a reunião disse que a saída do país do Erasmus+ “resultou numa perda devastadora de intercâmbio e oportunidades educacionais para os jovens em ambos lados do Canal da Mancha” e que o “governo do Reino Unido deve aos seus jovens proporcionar oportunidades para desbloquear um futuro mais brilhante, próspero e induzido por competências. Abraçar o Erasmus+ é, sem dúvida, o caminho a seguir. Estudantes, aprendizes e jovens voluntários não merecem menos”.

Ao deixar o Erasmus+, o Reino Unido criou o seu próprio programa de estudos no estrangeiro, o Turing que ainda não conseguiu cumprir as as metas a que se propôs, com pouco mais de 20 mil pessoas, matriculadas em 2021-2022, contra 35 mil esperadas, além que que quase 80% das instituições de ensino superior britânicas, integrantes do Turing, relataram dificuldades no seu processo de candidatura.

Segundo o POLITICO, o Partido Trabalhista (PT), que as sondagens indicam vir a formar o próximo governo britânico, nas eleições gerais deste ano, ainda não se comprometeu em aderir ao Erasmus+. Sadid Khan, presidente do PT na Câmara de Londres já veio defender a ideia.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Fotografia de Kutan Ural.

DESTAQUES