A 15 de dezembro de 2023, Marta Cília, jornalista da Antena 1 Madeira, recebeu no programa “Hora 10”, Ricardo Freitas Bonifácio, presidente da direção da ACADÉMICA e Carlos Diogo Pereira, responsável pelo projeto FreEd Me, desenvolvido no âmbito da campanha de luta pela liberdade académica da European Students Union, com o apoio da Open Socienty Foundations do eminente filantropo George Soros.
Podes escutar o programa, em formato podcast, nesta hiperligação.
Há mais estudantes bolseiros, mas com uma bolsa média ainda mais baixa
A bolsa média, em 154 euros mensais, está distante dos 227 euros que a UMa registava em 2014. Em 2021, o número de estudantes bolseiros chegou a 75 mil. Os dados da DGES, relativos ao concurso de 2023-2024, indicam que o número ultrapassou os 80 mil estudantes beneficiários, um indicativo que, havendo mais beneficiários, poderá existir mais estudantes com dificuldades, sendo certo que a bolsa média foi reduzida ao longo dos anos.
Das propinas ao alojamento: o governo continua a chumbar
Mensalmente, a ACADÉMICA DA MADEIRA tem um espaço de opinião no JM Madeira. Ricardo Freitas Bonifácio, Presidente da Direção da ACADÉMICA
Como Ricardo Bonifácio indicou o objetivo da associação foi conscientizar os estudantes para a necessidade de defender a liberdade académica, que definiu como “um princípio fundamental que garante a autonomia e a liberdade intelectual das diversas instituições de ensino superior”.
No inquérito realizado entre o final de novembro e início de dezembro de 2023, que integrou mais de 300 estudantes, dos quais próximos dos 25% dos inquiridos, afirma que tem um conhecimento muito fraco sobre liberdade académica. “Tivemos uma percentagem muitíssimo baixa que define liberdade académica como a liberdade de estudar”, diz Carlos Diogo, “menos de 20% dos estudantes acha que isso faz parte da definição de liberdade académica”.
Estudantes reunidos com deputado Dinis Ramos para discussão da Proposta de Lei do Orçamento do Ensino Superior
ACADÉMICA DA MADEIRA reúne grupo de trabalho do Orçamento do Estado para 2024 com o deputado Dinis Ramos, do PSD-Madeira, para discussão da Proposta de Lei do Orçamento e análise das matérias do Ensino Superior, da Juventude, da Ciência e Tecnologia.
Universidades receberão 20 milhões para contratar doutorados
No início de janeiro, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) anunciou um pacote de 20 milhões de euros
Entre os vários problemas que afetam a liberdade académica, Ricardo Bonifácio indica serem “principalmente os financeiros que afetam a prossecução ou mesmo a entrada dos estudantes madeirenses no ensino superior […] mas existem outros que afetam muito mais, como a saúde mental”, sublinhando que, no inquérito aos estudantes realizado em 2022, quase metade dos quase 600 inquiridos, havia dito precisar de apoio psicológico.
Entre outras iniciativas, o FreEd Me teve como resultado a publicação de DESAFIOS PARA O ENSINO SUPERIOR, volume III, coordenado pelas sociólogas Maria Manuel Vieira e Lia Pappamikáil e editado pela IMPRENSA ACADÉMICA.
Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.