Com a reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) o financiamento de 447 milhões de euros à construção e reabilitação de residências ascende agora a 517,4 milhões de euros. Considerando a empreitada para a Residência de Rio Maior, no valor de três milhões de euros, e que é integralmente financiada pelo Orçamento do Estado, o total de investimento público em residências fixa-se agora nos 520 milhões de euros.
“O impacto que temos […] é muito maior do que orçamento dado para o ano letivo”
Com mais um Orçamento do Estado pouco ambicioso que continua a fragilizar a situação financeira da UMa, a ACADEMICA DA MADEIRA desenvolveu o programa FreEd Me, sobre a liberdade académica e os desafios que esta enfrenta.
Assembleia Municipal aprova alteração ao Subsídio ao Arrendamento cujos valores são reforçados no próximo ano
A Assembleia Municipal do Funchal, em Reunião Extraordinária de hoje, apreciou e votou, favoravelmente, a Proposta de Deliberação da Alteração da
Também na sequência da reprogramação do PRR foi lançado em outubro o programa Impulso Mais Digital, com uma dotação global de 105 milhões de euros. Um investimento dirigido à reforma e modernização das Ciências Agrárias, com uma dotação global de 15 milhões de euros; à reforma e modernização da Medicina, com uma dotação global de 30 milhões de euros; às competências digitais, com 20 milhões de euros; à Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior, com 20 milhões de euros destinados à criação de centros de excelência e inovação pedagógica e outros 20 milhões destinados a financiar o Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior.
Graduados recebem prémio salarial do Governo de Portugal
Bem antes das festas do Fim do Ano, o executivo de António Costa deixou um prémio para 2024, para os graduados do Ensino Superior nacional nos graus de licenciado ou mestre. Trata-se de um bónus salarial para quem fique a trabalhar em Portugal.
Reflexão sobre a Proposta de Lei para o Orçamento do Estado para 2024: Desafios no Ensino Superior
Mensalmente, a ACADÉMICA DA MADEIRA tem um espaço de opinião no JM Madeira. Ricardo Freitas Bonifácio, Presidente da Direção da ACADÉMICA
A estas medidas soma-se ainda o reforço dos programas Impulsos Jovens STEAM e Adultos, num montante de 15 milhões de euros, reforçando os 252 milhões já em execução, com vista ao reforço de formação superior de jovens nas áreas de ciências, tecnologias, engenharias, artes e matemática e de conversão e atualização de competências de adultos ativos. No total a reprogramação do PRR resulta num reforço de 190 milhões de euros nos investimentos no Ensino Superior.
Texto do Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior
Com fotografia de Adrian Collf.