A 15 de novembro arrancam as candidaturas à Bolsa Local do Governo Regional. O apoio tem um valor mensal de 50 euros e está disponível para todos os estudantes que se encontrem a frequentar cursos superiores em estabelecimentos localizados na Região Autónoma da Madeira.
Bolsas de estudo – quais as principais (des)vantagens?
É do conhecimento geral, as vantagens das bolsas de estudo para os estudantes, tanto as atribuídas no Ensino Superior, como no ensino secundário ou equivalente. Os estudantes locais e estrangeiros
Governo defende que as novas regras melhoram o processo de atribuição de bolsas
As medidas anunciadas no verão pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino superior, para ação social escolar, aceleraram o processo de
O processo de candidatura para os estudantes interessados ocorre por meio de um sistema eletrónico e compreende duas etapas: a pré-inscrição e a efetivação da candidatura. Os estudantes devem apresentar prova de que frequentaram e concluíram a totalidade de um curso de ensino secundário num estabelecimento de ensino da Região Autónoma da Madeira. Esse documento deve ser anexado durante a fase de candidatura.
Note-se que estão dispensados da obrigatoriedade sobre a frequência e conclusão do ensino secundário num estabelecimento da Madeira, conforme referido pelo Gabinete, os estudantes filhos de emigrantes portugueses naturais da Região. A certificação da frequência e conclusão do curso de ensino secundário é realizada através deste modelo. Depois de impresso e preenchido pelo candidato, deverá ser assinado pelo estabelecimento de ensino secundário ou profissional que frequentou.
Novos entraves na atribuição de Bolsas de Estudo
Mensalmente, a ACADÉMICA DA MADEIRA tem um espaço de opinião no JM Madeira. Ricardo Freitas Bonifácio, Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA, escreveu em fevereiro sobre alterações que ao regulamento de atribuição das bolsas de estudo que têm prejudicado alguns estudantes.
Município do Funchal recebeu 2313 candidaturas para as Bolsas a Estudantes do Ensino Superior
Autarquia, depois de ter pagado, em dezembro, mais de 700 mil euros, paga, em janeiro, mais de 100 mil euros. No
De acordo com o Gabinete do Ensino Superior, desde 1983, através do Decreto-lei n.º 332/83, existem atribuições próprias da Região Autónoma da Madeira no quadro do ensino superior. Em particular, para fornecer os recursos essenciais para as iniciativas de ação social escolar, com o objetivo de assegurar a equidade de oportunidades aos estudantes carentes interessados em frequentar programas oferecidos por instituições de ensino superior localizadas na Região Autónoma da Madeira, assim como aos estudantes que, para continuar seus estudos, precisam se deslocar para fora da Região.
O regulamento do apoio pode ser consultado aqui e as dúvidas podem ser esclarecidas através do telefone 291 145 515 e do endereço eletrónico ensino.superior@madeira.gov.pt. O Gabinete do Ensino Superior do Governo Regional da Madeira está localizado na Av. Zarco, no Edifício do Governo Regional.
Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com imagem de Umesh Soni.