Funchal alarga bolsas de estudo aos doutorandos

A Câmara Municipal do Funchal anunciou um orçamento reserva 2 milhões de euros para apoiar estudantes, representando um aumento de 82% em relação a 2021.

É já na reunião de Câmara desta semana, antecipada para terça-feira, que a Câmara Municipal do Funchal aprovará a revisão do Regulamento de Acesso a Bolsas a Estudantes do Ensino Superior, alargando o apoio da autarquia a doutoramentos.

A vereadora com os pelouros da saúde, do social e da educação, adianta que com «este alargamento dos apoios das Bolsas de Estudo aos Doutoramentos, ficam integralmente cumpridas as promessas eleitorais da Coligação Funchal Sempre à Frente nesta matéria».

Alargamento do apoio da autarquia a doutoramentos

Helena Leal realça ainda “o aumento financeiro de 82% para a dotação das Bolsas de Ensino Superior”, quando comparado com 2021, da anterior vereação». E relembra, que para o próximo ano, a autarquia tem 2 milhões de euros reservados só para esta área.

Refira-se que este investimento do Município do Funchal com a educação ao nível superior dos seus munícipes foi alargado, no ano transato, a cursos técnicos superiores e mestrados não integrados, respondendo não só reivindicação dos alunos que frequentam estes cursos, mas, também, tornando as bolsas mais abrangentes.

Neste momento, a Câmara do Funchal vai alargar este apoio também aos doutoramentos, completando assim um ciclo de investimento na qualificação da sua população, «num momento de grande fragilidade social e em que são necessárias respostas concretas aos problemas que as famílias enfrentam», como salienta Helena Leal.

“o aumento financeiro de 82% para a dotação das Bolsas de Ensino Superior”

Com este alargamento, o Município do Funchal será a única autarquia da Região Autónoma da Madeira a investir na qualificação superior dos seus alunos de forma integral, desde os cursos técnicos superiores até aos doutoramentos, promovendo assim a formação e qualificação da sua população.

Este é um investimento fundamental na empregabilidade, na melhoria do tecido económico e, consequentemente, na qualidade de vida da população. Este apoio terá efeitos retroativos ao início do ano letivo 2022-2023.

Candidaturas decorrem até 31 de dezembro

A 1 de setembro, iniciaram-se as candidaturas ao Programa de Acesso a Bolsas a Estudantes do Ensino Superior, que decorrem até 31 de dezembro de 2022. Até ao momento, candidataram-se 1985 alunos matriculados em cursos técnicos superiores, licenciaturas e mestrados, sendo que a previsão do município é que, este ano, o número de inscritos possa chegar a cerca de 2445 alunos. Se tivermos em linha de conta que em 2022 a autarquia apoiou 2175 bolseiros, esta previsão poderá representar um acréscimo de 14% no número de alunos auxiliados.

Note-se que o pagamento da 1.ª tranche do apoio está previsto para dezembro de 2022. Para garantir que a sua candidatura está corretamente instruída, os alunos poderão consultar todas as informações sobre o seu processo nos serviços digitais do município.

Texto e fotografia da Câmara Municipal do Funchal.
Na imagem, Pedro Calado, Presidente da autarquia.

OS NOSSOS PARCEIROS
A NOSSA EQUIPA