Procurar
Close this search box.

XI Encontro Nacional de Provedores do Estudante começa amanhã na UMa

Ricardo Freitas Bonifácio, Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA, integra o painel de abertura do XI Encontro Nacional de Provedores do Estudante que começa amanhã, na Universidade da Madeira. O Provedor do Estudante anfitrião, João Prudente, começou o seu mandato no verão deste ano.

São dois dias de discussão, na Universidade da Madeira (UMa), para um “Ensino Superior Inclusivo”. O encontro assume o objetivo de defesa pela “equidade e da justiça no acesso e frequência do ensino superior por todos”.

De acordo com nota da organização, o encontro tem como propósito discutir a equidade e a “justiça no acesso e frequência do ensino superior”, sem desconsiderar os grupos com maior vulnerabilidade.

“Serão 25 provedores reunidos”

Será esse o tema do primeiro painel de discussão, “O Provedor do Estudante como defensor dos mais vulneráveis”, que conta com o primeiro provedor da UMa, Jorge Carvalho, atual Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia. Com a moderação da Provedora do Estudante do Politécnico do Porto, o painel terá a participação prevista de João Pedro Pereira, Presidente da Federação Nacional de Estudantes do Ensino Superior Politécnico, e Paula Margarido, do Conselho Geral da Universidade da Madeira.

“justiça no acesso e frequência do ensino superior”

Na parte da tarde, haverá três grupos de reflexão: “Os estudantes deslocados no ensino superior”, com a moderação do Provedor do Estudante da Universidade Portucalense; “Os estudantes com necessidades adicionais no ensino superior”, moderado pelo Provedor do Estudante do Politécnico de Leiria e “Os estudantes que pretendem retomar a formação no ensino superior”, com a moderação de José Roque, Provedor do Estudante do Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa.

“A nível regional vão estar representadas três instituições: UMa, Instituto Superior de Administração e Línguas e Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny”

No final do dia, os provedores da Universidade Portucalense, do Instituto Politécnico de Leiria, e do Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa apresentam as conclusões dos três grupos de trabalho e reflexão.

A eleição dos órgãos da Rede de Provedores do Estudante será realizada no segundo dia do Encontro. A rede integra uma “comunidade do ensino superior português, que partilha culturas, valores e princípios fundamentais da Carta Universal dos Direitos Humanos e do estado de direito”. Berta Batista, Provedora do Estudante do Politécnico do Porto, é a atual presidente.

O evento pode ser acompanhado remontante através desta plataforma.

Carlos Diogo Pereira
Com fotografia de Product School.

DESTAQUES