Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

XI Encontro Nacional de Provedores do Estudante começa amanhã na UMa

XI Encontro Nacional de Provedores do Estudante começa amanhã na UMa

Este artigo tem mais de 1 ano

Ricardo Freitas Bonifácio, Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA, integra o painel de abertura do XI Encontro Nacional de Provedores do Estudante que começa amanhã, na Universidade da Madeira. O Provedor do Estudante anfitrião, João Prudente, começou o seu mandato no verão deste ano.

São dois dias de discussão, na Universidade da Madeira (UMa), para um “Ensino Superior Inclusivo”. O encontro assume o objetivo de defesa pela “equidade e da justiça no acesso e frequência do ensino superior por todos”.

De acordo com nota da organização, o encontro tem como propósito discutir a equidade e a “justiça no acesso e frequência do ensino superior”, sem desconsiderar os grupos com maior vulnerabilidade.

“Serão 25 provedores reunidos”

Será esse o tema do primeiro painel de discussão, “O Provedor do Estudante como defensor dos mais vulneráveis”, que conta com o primeiro provedor da UMa, Jorge Carvalho, atual Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia. Com a moderação da Provedora do Estudante do Politécnico do Porto, o painel terá a participação prevista de João Pedro Pereira, Presidente da Federação Nacional de Estudantes do Ensino Superior Politécnico, e Paula Margarido, do Conselho Geral da Universidade da Madeira.

“justiça no acesso e frequência do ensino superior”

Na parte da tarde, haverá três grupos de reflexão: “Os estudantes deslocados no ensino superior”, com a moderação do Provedor do Estudante da Universidade Portucalense; “Os estudantes com necessidades adicionais no ensino superior”, moderado pelo Provedor do Estudante do Politécnico de Leiria e “Os estudantes que pretendem retomar a formação no ensino superior”, com a moderação de José Roque, Provedor do Estudante do Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa.

“A nível regional vão estar representadas três instituições: UMa, Instituto Superior de Administração e Línguas e Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny”

No final do dia, os provedores da Universidade Portucalense, do Instituto Politécnico de Leiria, e do Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa apresentam as conclusões dos três grupos de trabalho e reflexão.

A eleição dos órgãos da Rede de Provedores do Estudante será realizada no segundo dia do Encontro. A rede integra uma “comunidade do ensino superior português, que partilha culturas, valores e princípios fundamentais da Carta Universal dos Direitos Humanos e do estado de direito”. Berta Batista, Provedora do Estudante do Politécnico do Porto, é a atual presidente.

O evento pode ser acompanhado remontante através desta plataforma.

Carlos Diogo Pereira
Com fotografia de Product School.

Palavras-chave