Em Retratos Fantasmas, o realizador Mendonça surpreende a audiência ao explorar o fantasmagórico como reflexão e cuidado, destacando-se pela coragem de desviar das expectativas.
Dividido em três atos, o filme mergulha nas memórias do realizador, homenageando a sua mãe e abordando a transformação arquitetónica e social de Setúbal. Através de uma montagem que mistura materiais de arquivo e interações pessoais, sendo celebrado os cinemas de rua e a entrega ao amor pelo cinema.
Kleber Mendonça Filho, nascido em 1968 em Recife (Pernambuco, Brasil), é um cineasta, argumentista, produtor e crítico de cinema brasileiro. Iniciou a sua carreira como crítico, escrevendo para várias publicações, incluindo Jornal do Commercio e a Folha de S. Paulo, para além do seu próprio portal CinemaScópio. Destacou-se como realizador com o aclamado filme Bacurau (2019), consolidando a sua influência no panorama cinematográfico nacional e internacional, com narrativas criativas e impactantes.
A obra explora a cidade em constante mudança e a transformação da experiência cinematográfica. A trilha nostálgica contrasta com as aparições dos filhos do realizador, indicando um futuro instigante e desconhecido.
Retratos Fantastmas é a sugestão semanal do Screenings Funchal, numa parceria com os Cinemas NOS e a ACADÉMICA DA MADEIRA, para sexta e sábado, 25 e 26 de agosto.
Nas sessões do Screenings Funchal, como habitual, o cliente NOS, portador do seu cartão, tem direito a dois bilhetes pelo preço de um. Se for sozinho, além do bilhete, tem a oferta de um menu pequeno de pipocas e bebida. Vamos aproveitar estas vantagens com mais um momento de grande cinema que o Screenings Funchal proporciona.
Convidamos-vos a assistir o longa com a nossa companhia. Até lá, confira o que lhe contamos no portal do Screenings Funchal e deixe-se ficar com a antevisão.
António Roque
ET AL.
Com fotograma da película de Kleber Mendonça Filho.