Num tempo em que a ação social no Ensino Superior é cada vez mais necessária, é curioso lembrar de que Isabel II almoçou num refeitório universitário português.
Em 1985, na segunda visita da rainha Isabel II do Reino Unido a Portugal, estávamos em democracia e o império colonial há muito se fora. Em junho desse ano, o primeiro-ministro Mário Soares assinaria a entrada na Comunidade Económica Exclusiva (atual União Europeia).
A rainha e o duque de Edimburgo chegaram em março desse ano a Lisboa, no iate real Britannia, para uma visita de cinco dias. Foram recebidos pelo presidente e a primeira-dama, António e Manuela Ramalho Eanes, que tiveram como intérprete Ana Gomes, décadas depois ela própria candidata presidencial. A visita desenrolou-se por Lisboa, Sintra, Porto, e pelo Britannia. Mas foi em Évora que a rainha foi à cantina.

UMa já atribuiu centenas de bolsas de estudo
Em entrevista à Antena 1 Madeira, o administrador da Universidade da Madeira (UMa) indicou que a instituição atribuiu 700 mil euros em 400 bolsas de estudo no início de setembro.

Encontram-se a decorrer as candidaturas para a bolsa da DGES
As inscrições para a bolsa de estudos da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) estão disponíveis até 30 de setembro. O Regulamento
Na capital do Alentejo, os casais real e presidencial foram recebidos nos paços do Concelho. O presidente da Câmara ofereceu à rainha um tapete de Arraiolos.
Visitaram a catedral, com o arcebispo de cicerone, e depois atravessaram ruas cheias de janelas e varandas engalanadas com colchas, como se vê ainda fazer ao passar uma procissão. No terreiro da igreja da Graça, “a rainha vibrou”, segundo Ana Gomes à SIC-Notícias em junho de 2022, com o espetáculo de cavalos dançantes puro-sangue lusitano da Coudelaria de Alter do Chão.
Em 1985 a rainha fez a sua segunda visita de Estado a Portugal
Por último, visitaram a Universidade de Évora (UÉ). No Colégio do Espírito Santo, que acolhe a reitoria, Isabel II, Ramalho Eanes e as suas comitivas ouviram o cante alentejano e depois foram almoçar ao refeitório universitário.
Rompendo com o protocolo, de capa negra de estudante aos ombros, Isabel II foi ainda fotografada com estudantes trajados de negro, terminando a visita a Évora pelas 15:00. Sem acesso à ementa, é provável que a rainha e o duque tenham provado em Évora pratos típicos alentejanos.
Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia do arquivo da UÉ.