Procurar
Close this search box.

Isabel II foi recebida pelos estudantes portugueses em 1982

Poucos se recordam ou sabem da visita que a rainha Isabel II fez à Universidade de Évora. A monarca foi ainda fotografada com estudantes trajados de negro que romperam com o protocolo e colocaram uma capa académica sobre os seus ombros.
A rainha Isabel II ao centro, recebendo uma homenagem dos estudantes, que romperam com o protocolo real, com a capa académica, e o Presidente da República, António Ramalho Eanes, do seu lado direito, cercados por estudantes da academia de Évora.

Num tempo em que a ação social no Ensino Superior é cada vez mais necessária, é curioso lembrar de que Isabel II almoçou num refeitório universitário português.

Em 1985, na segunda visita da rainha Isabel II do Reino Unido a Portugal, estávamos em democracia e o império colonial há muito se fora. Em junho desse ano, o primeiro-ministro Mário Soares assinaria a entrada na Comunidade Económica Exclusiva (atual União Europeia).

A rainha e o duque de Edimburgo chegaram em março desse ano a Lisboa, no iate real Britannia, para uma visita de cinco dias. Foram recebidos pelo presidente e a primeira-dama, António e Manuela Ramalho Eanes, que tiveram como intérprete Ana Gomes, décadas depois ela própria candidata presidencial. A visita desenrolou-se por Lisboa, Sintra, Porto, e pelo Britannia. Mas foi em Évora que a rainha foi à cantina.

Na capital do Alentejo, os casais real e presidencial foram recebidos nos paços do Concelho. O presidente da Câmara ofereceu à rainha um tapete de Arraiolos.

Visitaram a catedral, com o arcebispo de cicerone, e depois atravessaram ruas cheias de janelas e varandas engalanadas com colchas, como se vê ainda fazer ao passar uma procissão. No terreiro da igreja da Graça, “a rainha vibrou”, segundo Ana Gomes à SIC-Notícias em junho de 2022, com o espetáculo de cavalos dançantes puro-sangue lusitano da Coudelaria de Alter do Chão.

Em 1985 a rainha fez a sua segunda visita de Estado a Portugal

Por último, visitaram a Universidade de Évora (UÉ). No Colégio do Espírito Santo, que acolhe a reitoria, Isabel II, Ramalho Eanes e as suas comitivas ouviram o cante alentejano e depois foram almoçar ao refeitório universitário.

Rompendo com o protocolo, de capa negra de estudante aos ombros, Isabel II foi ainda fotografada com estudantes trajados de negro, terminando a visita a Évora pelas 15:00. Sem acesso à ementa, é provável que a rainha e o duque tenham provado em Évora pratos típicos alentejanos.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia do arquivo da UÉ.

DESTAQUES