Procurar
Close this search box.

Sucesso académico e prevenção do abandono no ensino superior

O segundo seminário “Sucesso académico e prevenção do abandono no ensino superior”, acontece na próxima sexta-feira, dia 26 de maio de 2023, entre as 14:00 e as 18:00.

O Anfiteatro de Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Campus da Estefanilha) recebe a apresentação dos resultados dos projetos de predição do abandono e insucesso com Inteligência Artificial, dos projetos financiados na 1.ª fase do Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior e a apresentação do aviso de financiamento da 2.ª fase do Programa.

O abandono e a desistência escolar são termos que descrevem a situação em que um estudante interrompe sua educação antes de completar um determinado nível de ensino ou sem obter um diploma ou certificado equivalente. O abandono escolar refere-se à saída abrupta de um estudante do ciclo de estudo, sem necessariamente buscar uma alternativa de educação. Isso pode acontecer por diversos motivos, como a falta de motivação, as dificuldades académicas, os problemas de comportamento, a falta de apoio familiar ou financeiro, a influência de amigos ou fatores socioecómicos desfavoráveis.

A desistência ocorre quando um estudante toma a decisão de deixar o ciclo de estudos, geralmente com o objetivo de buscar outras oportunidades, dentro ou fora as Universidades e Politécnicos.

Na apresentação dos resultados dos projetos de predição do abandono e insucesso com Inteligência Artificial, participarão Arsénio Reis, Vice-Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, apresentando o projeto de tutoria assistida por inteligência artificial (EDU.IA); Pedro Strecht Ribeiro, Especialista na UPDigital, da Universidade do Porto, com o projeto de análise preditiva para promoção do sucesso do estudante e combate ao abandono no ensino superior (CDAP@UP); e João Vilaça, Pró-Presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, com o projeto do Observatório Permanente do Abandono e Promoção do Sucesso Académico do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (OPAS).

O segundo seminário “Sucesso académico e prevenção do abandono no ensino superior”, acontece na próxima sexta-feira, dia 26 de maio de 2023, entre as 14:00 e as 18:00.

Os projetos financiados na 1.ª fase do Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior serão apresentados por João Moutão, Presidente do Instituto Politécnico de Santarém; Sandra Soares, Vice-Reitora da Universidade de Aveiro; Luís Martins da Silva, Administrador do Instituto Politécnico de Saúde do Norte – CESPU; Fernando Magalhães, Vice-Presidente do Instituto Politécnico do Porto; Ana Paula Canavarro, Vice-Reitora da Universidade de Évora; Nuno Loureiro, Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Beja; Cristina Albuquerque, Vice-Reitora da Universidade de Coimbra; Elisabete Pinto da Costa, Pró-Reitora da Universidade Lusófona; Carlos Veiga, Pró-Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra; João Barroso, Vice-Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Joaquim Gonçalves, Responsável de projeto, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave; Raquel Abrantes Moreira, Membro de projeto, Universidade da Beira Interior; Helena Azevedo, Coordenadora de projeto, Universidade da Maia.

A sessão de encerramento terá a intervenção de Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Na sessão de abertura, as intervenções serão de Ângela Lemos, Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, e Pedro Nuno Teixeira, Secretário de Estado do Ensino Superior.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Richard Cabusao.

DESTAQUES