O Anfiteatro de Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Campus da Estefanilha) recebe a apresentação dos resultados dos projetos de predição do abandono e insucesso com Inteligência Artificial, dos projetos financiados na 1.ª fase do Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior e a apresentação do aviso de financiamento da 2.ª fase do Programa.

Estudantes exigem respeito pela Universidade da Madeira. Manifestação aconteceu no Colégio dos Jesuítas
A 10 de maio de 2023, o Colégio dos Jesuítas acolheu as comemorações do Dia da Universidade da Madeira. Numa tarde em que se recordaram 35 anos de história da instituição, houve uma manifestação no Pátio dos Estudantes, abordam-se os desafios que a UMa e os seus estudantes enfrentam e

Mais de 20 instituições do Ensino Superior recebem apoio para reduzir abandono escolar
Até novembro de 2024, o Programa de Promoção de Sucesso e Redução do Abandono no Ensino Superior será aplicado na Universidade
O abandono e a desistência escolar são termos que descrevem a situação em que um estudante interrompe sua educação antes de completar um determinado nível de ensino ou sem obter um diploma ou certificado equivalente. O abandono escolar refere-se à saída abrupta de um estudante do ciclo de estudo, sem necessariamente buscar uma alternativa de educação. Isso pode acontecer por diversos motivos, como a falta de motivação, as dificuldades académicas, os problemas de comportamento, a falta de apoio familiar ou financeiro, a influência de amigos ou fatores socioecómicos desfavoráveis.
A desistência ocorre quando um estudante toma a decisão de deixar o ciclo de estudos, geralmente com o objetivo de buscar outras oportunidades, dentro ou fora as Universidades e Politécnicos.
Na apresentação dos resultados dos projetos de predição do abandono e insucesso com Inteligência Artificial, participarão Arsénio Reis, Vice-Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, apresentando o projeto de tutoria assistida por inteligência artificial (EDU.IA); Pedro Strecht Ribeiro, Especialista na UPDigital, da Universidade do Porto, com o projeto de análise preditiva para promoção do sucesso do estudante e combate ao abandono no ensino superior (CDAP@UP); e João Vilaça, Pró-Presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, com o projeto do Observatório Permanente do Abandono e Promoção do Sucesso Académico do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (OPAS).
O segundo seminário “Sucesso académico e prevenção do abandono no ensino superior”, acontece na próxima sexta-feira, dia 26 de maio de 2023, entre as 14:00 e as 18:00.
Os projetos financiados na 1.ª fase do Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior serão apresentados por João Moutão, Presidente do Instituto Politécnico de Santarém; Sandra Soares, Vice-Reitora da Universidade de Aveiro; Luís Martins da Silva, Administrador do Instituto Politécnico de Saúde do Norte – CESPU; Fernando Magalhães, Vice-Presidente do Instituto Politécnico do Porto; Ana Paula Canavarro, Vice-Reitora da Universidade de Évora; Nuno Loureiro, Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Beja; Cristina Albuquerque, Vice-Reitora da Universidade de Coimbra; Elisabete Pinto da Costa, Pró-Reitora da Universidade Lusófona; Carlos Veiga, Pró-Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra; João Barroso, Vice-Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Joaquim Gonçalves, Responsável de projeto, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave; Raquel Abrantes Moreira, Membro de projeto, Universidade da Beira Interior; Helena Azevedo, Coordenadora de projeto, Universidade da Maia.

Combate ao abandono no ensino superior reforçado com 4 M€
O Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior vai ser reforçado com mais 4 milhões de euros. Uma verba que se destina a apoiar iniciativas desenvolvidas por instituições de ensino superior das denominadas regiões de não convergência: Área Metropolitana de Lisboa, Algarve, Região Autónoma dos

Procura de licenciados pelas empresas motiva desistências no mestrado em Engenharia Informática
Karolina Baras é a diretora do mestrado em Engenharia Informática. Este curso de 2.º ciclo, a par do de Ensino de
A sessão de encerramento terá a intervenção de Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Na sessão de abertura, as intervenções serão de Ângela Lemos, Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, e Pedro Nuno Teixeira, Secretário de Estado do Ensino Superior.
Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Richard Cabusao.