Procurar
Close this search box.

O Dia da Europa visto pelos voluntários europeus da ACADÉMICA DA MADEIRA

A ACADÉMICA DA MADEIRA acolhe dezenas de jovens europeus no seu programa HERANÇA MADEIRENSE. A celebração do Dia da Europa, que assinala a paz e a unidade do continente também serve para reconhecer o papel que a Europa unida tem nas nossas vidas. A ET AL. conversou com vários jovens europeus.

O Dia da Europa marca o aniversário da histórica Declaração Schuman, que foi feita em 9 de maio de 1950, pelo então ministro das Relações Exteriores de França, Robert Schuman. Nesta declaração, o governante propôs a criação de uma organização europeia para coordenar as atividades económicas dos países membros, com o objetivo de evitar conflitos e promover a paz e a prosperidade. Esse foi o início do que mais tarde se tornou a União Europeia.

Em Bruxelas

A passagem pelo Ensino Superior é sem dúvida o marco principal na vida de um jovem. É uma fase tão completa a nível de vivências, de experiências, de conhecimentos e de expansão dos horizontes. Quando acabamos o Ensino Secundário é-nos apresentado um leque variado de opções e muitos são os

Desde 2014, a ACADÉMICA DA MADEIRA participa em variados programas europeus. O Corpo Europeu de Solidariedade e o Serviço Voluntário Europeu são programas de mobilidade que, há vários anos, integram a oferta da instituição.

No Colégio dos Jesuítas do Funchal, dezenas de voluntários da ACADÉMICA DA MADEIRA promovem atividades culturais em prol dos estudantes da Universidade da Madeira. Existem quatro circuitos culturais no programa HISTORY TELLERS, parte da HERANÇA MADEIRENSE.

In varietate concordia, que significa “unidos na diversidade”, é o lema da União Europeia, adotado em 2000, durante a presidência portuguesa da União. O seu espírito é uma forma de refletir os valores fundamentais do grupo, incluindo a diversidade cultural e a solidariedade entre os Estados membros.

“uma organização europeia para coordenar as atividades económicas dos países membros”

Da imensa pluralidade que existe na Europa, falámos sobre a União Europeia com os jovens voluntários que integram o programa HERANÇA MADEIRENSE. Estão na Madeira, durante vários meses, ao abrigo de um programa de mobilidade Erasmus+. Desde 1987, o programa de mobilidade permitiu a mais de dez milhões de participantes terem uma experiência de intercâmbio.

Clairy Bodry, do Luxemburgo, defende que a “Europa significa movimentar-se livremente sem restrições e estar conectado com outras pessoas e lugares”. A sua conterrânea, Eliana Marques, entende a Europa como “uma ampla gama de oportunidades para a geração mais jovem, através de diferentes culturas”. Para outra luxemburguesa, Stephanie Loos, o grupo de Estados “une os países individuais numa comunidade e oferece muitas oportunidades para o desenvolvimento”.

Antes do Programa Erasmus, existiam outros programas de mobilidade estudantil na Europa, mas nenhum tão abrangente quanto este. Um dos programas mais antigos foi o programa “Aktion” da Alemanha Ocidental, que permitiu a mobilidade de estudantes universitários entre universidades alemãs e francesas durante a década de 1970.

O Dia da Europa marca o aniversário da histórica Declaração Schuman

Vinda da Alemanha, Natascha Winter refere que “a Europa é um lar” que “oferece uma ampla gama de culturas e experiências, tornando fácil para pessoas de diferentes origens encontrarem um lugar onde se sintam em casa. Aprecio muito as possibilidades e privilégios que viver na Europa proporciona”. A lusodescendente alemã Luana Santinho entende que a “Europa para mim é viver com segurança e liberdade”. Greta Feik, outra jovem alemã, reforça o sentimento de lar, acrescentando “segurança e comunidade, bem como liberdade e possibilidades”.

“A Europa não é apenas sobre política, é sobre conexões e comunicação interculturais e aprender sobre nossas diferenças enquanto as apreciamos simultaneamente”, como destaca Hannah Watson, da Alemanha.

Outro programa de mobilidade importante foi o “Marco Polo”, da antiga Comunidade Europeia, que ofereceu oportunidades de intercâmbio para estudantes universitários e jovens profissionais, entre 1983 e 1987.

A debilidade geoeconómica da Europa: regresso aos anos 70?

“A debilidade geoeconómica da Europa: regresso aos anos 70?” é a pergunta que serve de mote à conferência que o Centro de Documentação Europeia da Universidade da Madeira (UMa) vai promover a 13 de maio, pelas 11:00, no Anfiteatro 5, piso 3 do Campus da Penteada. A conferência insere-se no

Budapeste

Budapeste é a capital política e cultural da Hungria, bem como a cidade mais populosa do país. Considerada uma das cidades

LER MAIS...

Da Áustria, Louise Le Bec defende que a União Europeia “significa cultura, sonhos e, mais importante, o futuro”.

O Dia da Europa é celebrado com uma série de atividades e eventos em todo o continente, incluindo discursos oficiais, exposições culturais, concertos e competições para jovens. É uma oportunidade para os cidadãos europeus refletirem sobre a história e os valores comuns da Europa e reafirmarem seu compromisso com a construção de um futuro melhor e mais unido para todos.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Alexey Larionov.

DESTAQUES