Procurar
Close this search box.

De mochila às costas em Atenas

Poço de cultura e história, Atenas encanta-nos com todo o esplendor da sua antiguidade. Entre templos imaculadamente conservados e ruínas que nos fazem sonhar com a sua verdadeira forma, percebemos, à chegada, que a capital grega é um espaço moderno e único.

Para os amantes de história, Atenas é um must que todos têm de visitar. Perdemo-nos pelos espaços, pelas ruelas, sentimo-nos parte daquilo que lê-mos nos livros de história. O momento alto da minha estadia foi sem dúvida a visita à Acrópole e ao seu museu. No museu conseguimos observar vários achados arqueológicos, como esculturas e utensílios utilizados há mais de dois mil anos pelos atenienses, mas também descobrir e digerir um pouco da história da grande elevação onde se situa a Acrópole. Depois de algumas horas perdidas no museu, apenas a alguns minutos de distância, podemos fazer a nossa subida ao monumento. Para além de termos uma vista única sobre a cidade, aqui temos acesso aos mais diversos templos da antiguidade, como o de Athena Nike e o Partenon, tal como os teatros de Dionísio e o de Herodes Ático. Imperdível.

Já no centro da cidade as praças de Monastiraki, zona cheia de movimento com pequenas lojas e restaurantes típicos onde podemos provar o tão famoso Souvlaki (fast-food grego), e a de Syntagma, zona do parlamento grego e do Túmulo do Soldado Desconhecido (com a peculiar troca de guarda), enchem a cidade de movimento e fazem turistas perderem-se.

Atenas não desilude. Fascina-nos e faz-nos querer voltar.

Rúben Castro
Alumnus da UMa

DESTAQUES