A Bandeira Verde, do Programa Eco-Escolas, voltou a ser hasteada no Campus Universitário da Penteada. Este ano, a cerimónia esteve associada às comemorações do DIA NACIONAL DO ESTUDANTE, numa celebração das lutas estudantis e da necessidade da responsabilidade ambiental integrar esse conjunto.
Após o hastear, foi inaugurado o novo Circuito Ambiental da Universidade da Madeira. Conforme explicou Hélder Spínola, coordenador do Programa Eco-Escolas na UMa, o circuito, “além de evidenciar as boas práticas já implementadas, (…) pretende ser uma ferramenta de educação ambiental para promover a Literacia e a Cultura Ambiental junto da Comunidade Académica”.
Leonor Freitas, Presidente da Mesa da Assembleia-geral, deu “destaque ao ambiente e ao respeito e responsabilidade” que os estudantes devem ter. Segundo a líder estudantil, “a ACADÉMICA DA MADEIRA tem uma política de apoio à reflorestação com a anulação de todo o consumo de papel dos nossos sistemas de impressão e fotocópia”. Trata-se de um vasto programa de responsabilidade ambiental, que incluiu “a plantação de milhares de árvores, além de dezenas de ações de limpeza e controlo de invasoras”.
De acordo com a UMa, “o programa Eco-Escolas é um programa de educação ambiental da Associação Bandeira Azul da Europa que tem vindo a ser implementado na Universidade da Madeira desde o ano letivo 2018-2019. No decorrer dos últimos 5 anos têm-se somado inúmeras atividades e projetos de educação ambiental coordenadas com a implementação de boas práticas ambientais no Campus”.

O “Fado do Hilário” para assinalar o Dia Nacional do Estudante
Os FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA, apresentam um novo videoclipe com a canção “Fado Hilário”, gravado em Bruxelas, para assinalar o Dia Nacional do Estudante. Augusto Hilário da Costa Alves (1864-1896) foi um dos mais conhecidos poetas e intérpretes de Coimbra, sendo da sua autoria o famoso “Fado Hilário”, canção de Coimbra gravada até por Amália Rodrigues.

Prémio Inovação Expo Fish Portugal 2022
Estão abertas as candidaturas ao Prémio Inovação Expo Fish Portugal 2022. Estão abertas, até ao dia 28 de outubro de 2022,
A Presidente da Mesa da Assembleia-geral destacou o trabalho da associação com “a instalação de fontes de água potável no edifício, a promoção da reutilização nos nossos equipamentos de bebidas, a instalação de todos os equipamentos de separação de resíduos que existem no edifício, a promoção de campanhas de educação ambiental, a publicação de livros com o tema da educação ambiental, a instalação de pias para lavagem de copos e garrafas e a adoção de pilhas recarregáveis nas fechaduras do campus” como exemplos que a ACADÉMICA DA MADEIRA executou nos últimos anos.
Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.