Procurar
Close this search box.

ACADÉMICA DA MADEIRA recordou a importância do ambiente

O hastear da Bandeira Verde do Programa Eco-Escolas da Escola Superior de Tecnologias e Gestão da Universidade da Madeira (UMa) integrou as comemorações do DIA NACIONAL DO ESTUDANTE. A data de luta e reivindicação também foi marcada pela criação do Conselho de Associações Académicas Portuguesas, representando 80 mil estudantes.
A Secretária Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Professora Susana Prada (ao centro), com Leonor Freitas ( à esquerda), Presidente da Mesa da Assembleia-geral da ACADÉMICA DA MADEIRA, e outros membros da Associação.

A Bandeira Verde, do Programa Eco-Escolas, voltou a ser hasteada no Campus Universitário da Penteada. Este ano, a cerimónia esteve associada às comemorações do DIA NACIONAL DO ESTUDANTE, numa celebração das lutas estudantis e da necessidade da responsabilidade ambiental integrar esse conjunto.

Após o hastear, foi inaugurado o novo Circuito Ambiental da Universidade da Madeira. Conforme explicou Hélder Spínola, coordenador do Programa Eco-Escolas na UMa, o circuito, “além de evidenciar as boas práticas já implementadas, (…) pretende ser uma ferramenta de educação ambiental para promover a Literacia e a Cultura Ambiental junto da Comunidade Académica”.

A Secretária Regional do Ambiente Recursos Naturais e Alterações Climáticas Professora Susana Prada na cerimónia do hastear da Bandeira Verde do Programa Eco Escolas em março de 2023

Leonor Freitas, Presidente da Mesa da Assembleia-geral, deu “destaque ao ambiente e ao respeito e responsabilidade” que os estudantes devem ter. Segundo a líder estudantil, “a ACADÉMICA DA MADEIRA tem uma política de apoio à reflorestação com a anulação de todo o consumo de papel dos nossos sistemas de impressão e fotocópia”. Trata-se de um vasto programa de responsabilidade ambiental, que incluiu “a plantação de milhares de árvores, além de dezenas de ações de limpeza e controlo de invasoras”.

A Secretária Regional do Ambiente Recursos Naturais e Alterações Climáticas Professora Susana Prada na inauguração do novo circuito ambiental da UMa em março de 2023

De acordo com a UMa, “o programa Eco-Escolas é um programa de educação ambiental da Associação Bandeira Azul da Europa que tem vindo a ser implementado na Universidade da Madeira desde o ano letivo 2018-2019. No decorrer dos últimos 5 anos têm-se somado inúmeras atividades e projetos de educação ambiental coordenadas com a implementação de boas práticas ambientais no Campus”.

Seremos donos do fracasso ambientalista?

O rejuvenescimento do mundo está longe de possível. Faunas e floras desmoronam-se e tornam-se incompatíveis para com o próprio objetivo daquilo que são as próprias leis ambientais. Seremos donos do fracasso ambientalista?

A Presidente da Mesa da Assembleia-geral destacou o trabalho da associação com “a instalação de fontes de água potável no edifício, a promoção da reutilização nos nossos equipamentos de bebidas, a instalação de todos os equipamentos de separação de resíduos que existem no edifício, a promoção de campanhas de educação ambiental, a publicação de livros com o tema da educação ambiental, a instalação de pias para lavagem de copos e garrafas e a adoção de pilhas recarregáveis nas fechaduras do campus” como exemplos que a ACADÉMICA DA MADEIRA executou nos últimos anos.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.

DESTAQUES