Procurar
Close this search box.

Novo livro de Jesus Maria Sousa e Liliana Rodrigues apresentado esta semana

No dia 1 de março, pelas 18:00, no Colégio dos Jesuítas do Funchal, ocorre o lançamento da obra TEORIAS CRÍTICAS E PÓS-CRÍTICAS DO CURRÍCULO: UMA REFLEXÃO A DUAS, de Jesus Maria Sousa e Liliana Rodrigues. Trata-se de uma edição da IMPRENSA ACADÉMICA, editora da ACADÉMICA DA MADEIRA.
Jesus Maria Sousa e Liliana Rodrigues, autoras de TEORIAS CRÍTICAS E PÓS-CRÍTICAS DO CURRÍCULO: UMA REFLEXÃO A DUAS.

A IMPRENSA ACADÉMICA promove e valoriza a produção científica dos professores da Universidade da Madeira.

TEORIAS CRÍTICAS E PÓS-CRÍTICAS DO CURRÍCULO: UMA REFLEXÃO A DUAS é uma obra fundamental para a orientação dos alunos de licenciatura, de mestrado e de doutoramento da área da educação da Universidade da Madeira (UMa), escrita pelas professoras e investigadoras Jesus Maria Sousa e Liliana Rodrigues.

Segundo as autoras, “este livro procura organizar algumas reflexões, […] ao longo de mais de duas décadas de estudo, debate, investigação e orientação de trabalhos académicos”.

A obra ganhou forma a partir de uma reflexão, partilhada pelas autoras, sobre a melhor forma de auxiliar e apoiar os alunos que de alguma forma complementasse os materiais de estudo já disponibilizados pelas autoras aos seus alunos.

Assim, as autoras decidiram reunir um conjunto essencial dos seus próprios textos, num único volume, que procura ser a sistematização do seu pensamento sobre as importantes questões que se colocam à volta das teorizações sobre o currículo.

A obra reúne reflexões com origem nas teorias críticas e pós-críticas da escola, do fenómeno educativo e do currículo, que procura perspetivar a suposta neutralidade das conceções de currículo que se apresentam como meramente técnicas ou neutras.

O volume será lançado no dia 1 de março, pelas 18:00.

Com um longo currículo de formação e investigação, as autoras têm percorrido juntas uma grande parte das suas vidas profissionais, sendo protagonistas, junto com outros colegas, da dinamização da linha de pesquisa em Currículo, no âmbito do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa).

O volume será lançado na Sala dos Atos da Reitoria da Universidade da Madeira, no histórico Colégio dos Jesuítas do Funchal, no dia 1 de março, pelas 18:00. A apresentação será realizada por Carlos Nogueira Fino, investigador na área da Educação e Professor Catedrático Emérito da Faculdade de Ciências Sociais da UMa.

Timóteo Ferreira
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.

DESTAQUES