Procurar
Close this search box.

Marcelo Rebelo de Sousa volta a reunir com os Presidentes das Associações Académicas

Marcelo Rebelo de Sousa recebe, em Belém, dos dirigentes associativos de Portugal, incluindo o Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA.

O Presidente da República concederá uma audiência conjunta aos representantes das Federações e Associações Estudantis, no dia 17 de outubro de 2022, às 17:00, no Palácio de Belém, em Lisboa. A ET AL. apurou que Alex Faria, Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA, marcará presença no encontro cuja agenda de trabalhos ainda não é conhecida.

A 4 de agosto de 2020, o movimento ACADÉMICAS. foi recebido no Palácio de Belém. Foi nesse ano que a ACADÉMICA DA MADEIRA, durante a presidência de Carlos Abreu, integrou o movimento composto pelas Associações Académicas das Universidades de Aveiro, do Algarve, da Beira Interior, de Coimbra, de Évora, da Madeira, do Minho e de Trás-os-Montes e Alto Douro.

De acordo com o líder estudantil, em declarações sobre o ingresso da ACADÉMICA DA MADEIRA no movimento, “as decisões sobre o ensino superior devem também ser tomadas auscultando os estudantes, independentemente da região do país onde estudam. Isso é fundamental. Além disso, e no nosso caso enquanto estudantes da mais nova instituição de ensino superior público português, localizada numa região insular e com estatuto de ultraperiférica, vivemos desafios e constrangimentos específicos que precisam ser minimizados”.

Em abril de 2021, Alex Faria marcou presença em novo encontro com o Chefe do Estado, no antigo Picadeiro Real do Palácio de Belém. Conforme nota da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu os dirigentes, “tendo ouvido as suas preocupações e visões sobre os desafios e oportunidades que a pandemia da covid-19 trouxe ao ensino superior e ao desporto universitário”.

O movimento associativo volta a estar em destaque na agenda presidencial com um encontro que promete levar preocupações sobre o Ensino Superior. Em particular, o Orçamento do Estado para 2023.

Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia da Presidência da República.

Nota dos editores: O título original do artigo era “Presidente da República volta a reunir com os Presidentes das Associações Académicas”.

DESTAQUES