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Ensino Superior

Ensino Superior discutido em Belém

Alex Faria, antigo Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA, escreve, no seu artigo mensal na imprensa regional, sobre o encontro do movimento estudantil com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

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Estão abertas as candidaturas às bolsas de estudo do Funchal

Helena Leal, nova vereadora da Câmara Municipal do Funchal (CMF), apresentou o novo plano da Câmara para as comunidades educativas apostando “em políticas educativas que promovam a coesão e justiça social, a empregabilidade, a melhoria do tecido económico e a qualidade de vida dos munícipes do Funchal”. No passado dia 1 de setembro, deu-se início à fase de candidatura à Bolsa de Estudo da CMF, para todos os alunos que frequentam o ensino superior. Os mesmos deverão reunir todos os requisitos necessários até ao dia 31 de dezembro. Todo o procedimento poderá ser desenvolvido e realizado remotamente, no balcão virtual da Câmara. “Como Cidade Educadora, a Câmara Municipal do Funchal tem promovido a igualdade de oportunidades”. De lembrar que o regulamento foi atualizado para o ano letivo 2021-2022, no âmbito das instabilidades sociais e financeiras geradas pela pandemia. No passado, mais de 2 mil estudantes foram abrangidos pelo programa de bolsas de estudo, com benefício de 319 estudantes pertencentes aos cursos técnicos superiores profissionais e de mestrados, em apoios que podem chegar até os 1.000€, segundo a vereadora Helena Leal. O candidato deve apresentar os documentos indicados aqui. Os estudantes da Universidade da Madeira podem solicitar os comprovativos de matrícula e de aproveitamento escolar na plataforma InfoAlunos ou contactar o Gabinete de Apoio ao Estudante. Antes de realizar a candidatura, é aconselhável que o candidato tenha em consideração a necessidade de comprovar todas as condições indicadas, como sejam a existência de membros do seu agregado familiar desempregados ou portadores de doenças crónicas ou incapacitantes. É igualmente obrigatório informar sobre o resultado de eventuais candidaturas à bolsa de estudo do Governo Regional da Madeira. “Muitas famílias viram as suas condições sociais e financeiras agravadas, tornando-se muito difícil o acesso ou a continuação de estudos superiores para os seus jovens.” Poderá consultar o valor da bolsa (de acordo com o rendimento global) e outras mais informações, como o regulamento ou o guia com perguntas mais frequentes aqui. Acompanhe todos os procedimentos e novos avisos divulgados gradualmente na página de Facebook da CMF, assim como no portal do Município do Funchal. Luís Ferro ET AL. Com fotografia de Tran Mau Tri Tam.

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Estão abertas as candidaturas para a bolsa municipal da Ponta do Sol

Até ao dia 31 de outubro, estão abertas as candidaturas à Bolsa de Estudo para estudantes residentes no concelho da Ponta do Sol, incluindo os que estão a estudar fora da região. Se resides no concelho, não percas esta oportunidade. Pelo quarto ano letivo consecutivo, os estudantes universitários da Ponta do Sol têm a oportunidade de se candidatar a bolsas de estudo atribuídas pela Câmara Municipal da Ponta do Sol (CMPS), que considera “a aprendizagem é uma base essencial no progresso enquanto cidadãos e enquanto munícipes ativos”. A candidatura é entregue preferencialmente por, correio eletrónico, até ao último dia útil de outubro (segunda-feira, 31). Porém, o estudante que não possua chave móvel digital, para assinatura dos documentos, ou em caso de erro informático, deve entregar os documentos em papel no Serviço de Ação Social da CMPS (na Loja do Munícipe), dentro do mesmo prazo. Candidaturas aos apoios municipais da Ponta do Sol terminam no final do mês. Conforme indicado na página da CMPS, para efetuar a candidatura deve ser enviada mensagem para o endereço unidade.desenvolvimento@cm-pontadosol.pt, com o assunto “Candidatura Bolsa de estudo | nome do aluno requerente“. Na mensagem devem constar todos os documentos, em formato *.pdf e numerados, conforme a lista seguinte: (1) Fotocópia do Cartão Cidadão do aluno, pais e irmãos; (2) Atestado de Residência – pedir na Junta de Freguesia; (3) IBAN que basta ser solicitado numa caixa bancária automática; (4) Documento de inscrição no ano letivo para o qual requer a bolsa que indique o número de créditos a que se inscreve; (5) Documento do aproveitamento com indicação do número de créditos obtidos (exceto para alunos a frequentar o 1.º ano da Licenciatura); (6) Plano de estudos do curso que inclua discriminação das disciplinas de cada ano e número de créditos de cada uma delas (a entregar somente no 1.º ano de candidatura à bolsa do Município); (7) Documento com o valor da propina para o ano letivo a que o aluno se candidata; (8) recibo de renda do aluno que resida no território continental ou no arquipélago dos Açores ou, na sua ausência, declaração dos serviços da Universidade a informar que o aluno não reside nas residências Universitárias geridas pela sua Universidade; (9) Comprovativo de renda da habitação do agregado familiar ou documento que indique os encargos mensais, resultantes de empréstimo bancário, com juros e amortizações para fins de aquisição, construção ou beneficiação de habitação própria permanente do agregado familiar; (10) Comprovativo de rendimentos/pensões/prestações de todos os elementos do agregado maiores de idade, incluindo o aluno (ver indicação na página do município); (11) Declaração emitida pelos Serviços de Finanças onde constem os bens imóveis e o seu valor patrimonial individual, de todos os elementos do agregado familiar – pedir nas Finanças; (12) outros documentos que sejam considerados indispensáveis para a análise da candidatura. Os documentos 4, 5, 6 e 7, referentes à instituição de ensino que o aluno frequenta, podem ser solicitados pelos estudantes da Universidade da Madeira através da plataforma infoalunos.uma.pt ou contactando o Gabinete de Apoio ao Estudante. Na página da UMa, encontram-se os planos de curso publicados em Diário da República (partilhamos o exemplo da licenciatura em Artes Visuais), que podem ser acedidos nas hiperligações da nota “A Consulta desta informação não invalida a consulta do Plano de Curso em Diário da República.” Para mais informações, a Câmara disponibilizada o telefone dos Serviço de Ação Social: 925 790 700. Luís Ferro ET AL. Com fotografia de Markus Winkler.

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