No ano em que se assinalam 50 anos do “25 de Abril”, é necessário recordar que 1974 foi o culminar de todo um conjunto de eventos que desgastaram uma das ditaduras mais duradouras da Europa, alguns dos quais protagonizados pelos estudantes universitários.
Em 1969, o Estado Novo sofreu um dos mais importantes movimentos contestatários, levado a cabo pelos estudantes universitários. A 17 de abril, a Universidade de Coimbra inaugurou o novo edifício do Departamento de Matemática com a presença do Presidente da República, Américo Tomás, e do então ministro da Educação, José Hermano Saraiva. A comitiva dos governantes comitiva encontrou os estudantes pelas ruas, em protesto pela democratização do sistema de Ensino Superior, pelo que a cerimónia deu-se a portas fechadas, sem a presença dos universitários e sem que os representantes pudessem fazer uso da palavra nas intervenções.
Alberto Martins, Presidente da Associação Académica de Coimbra, desafiou o protocolo, levantou-se e imortalizou a frase: “Em representação dos estudantes da Universidade de Coimbra, peço a palavra”. As consequências são conhecidas, com o término abrupto da sessão, a prisão posterior de Alberto Martins e o início do que ficou conhecido como a Crise Académica de 1969.
![](https://et-al.pt/wp-content/uploads/2024/12/DSC01170.jpg)
Esta semana de avaliações afeta o seu bem-estar?
O PEÇO A PALAVRA discute o bem-estar dos jovens universitários, explorando os desafios da saúde mental, financeira e social que afetam o equilíbrio entre a vida académica, pessoal e profissional.
![](https://et-al.pt/wp-content/uploads/2022/09/tran-mau-tri-tam-tZnbakTUcTI-unsplash.jpg)
Estão abertas as candidaturas às bolsas de estudo do Funchal
Helena Leal, nova vereadora da Câmara Municipal do Funchal (CMF), apresentou o novo plano da Câmara para as comunidades educativas apostando
Este é um espaço em que o Ensino Superior, a Ciência e a Tecnologia estão em debate, porque os estudantes pediram a palavra.
O seu nome da intervenção que tornou célebre o jovem líder estudantil em Coimbra Alberto Martins e espoletou a Crise Académica de 69. O tema de abertura “Dança” um instrumental de Carlos Paredes, gravado pelo mestre dois anos antes da Crise Académica, recordando essa década particularmente difícil para os estudantes universitários portugueses e homenageando o guitarrista de se assinaram 20 anos do seu falecimento em 2024 e o seu centenário natalício em 2025.
A guitarrada foi gravada pelos FATUM – Grupo de Fados da ACADÉMICA DA MADEIRA, no Funchal, em 2019, para o seu 2.º álbum, Fado de Coimbra – Dos Clássicos aos Contemporâneos.
![](https://et-al.pt/wp-content/uploads/2022/11/presidenterepublicaportuguesa_marcelorebelodesousa_02.jpg)
Ensino Superior discutido em Belém
Alex Faria, antigo Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA, escreve, no seu artigo mensal na imprensa regional, sobre o encontro do movimento estudantil com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
![](https://et-al.pt/wp-content/uploads/2024/06/DSC04519-scaled.jpg)
Há novidades sobre as bolsas. Serão suficientes?
O PEÇO A PALAVRA é um espaço em que o Ensino Superior, a Ciência e a Tecnologia estão em debate. Neste
Com duração de 45 minutos, promete aos ouvintes trazer uma onda fresca e dinamismo. Concebido e produzido por estudantes em diversas áreas, em parceria com os profissionais da rádio, o programa abordará temas sobre o ensino superior, a ciência, a investigação, o emprego, a saúde e várias outras temáticas que preocupam os jovens e as suas famílias, através de momentos de debate, de entrevista e de informação.
O programa será transmitido quinzenalmente, à quarta-feira, a partir das 16:00 e ficará disponível nas principais plataformas de podcasts.
Com o encerramento de mais um ano letivo e a iminência do início dos Concursos de Acesso ao Ensino Superior, o primeiro programa debruçar-se-á na Universidade da Madeira, a principal instituição de ensino superior na Região Autónoma e um dos seus principais polos de investigação científica e de desenvolvimento tecnológico.
![](https://et-al.pt/wp-content/uploads/2024/06/DSC03889.png)
Portugal teve o 5.º menor investimento em investigação da UE
O PEÇO A PALAVRA, uma produção da ACADÉMICA DA MADEIRA na TSF, trata do investimento em investigação e desenvolvimento com especial destaque para a situação dos jovens investigadores portugueses.
![](https://et-al.pt/wp-content/uploads/2023/03/jessica-ruscello-OQSCtabGkSY-unsplash.jpg)
Ensino Superior na lógica do Estado Novo
Na edição anterior, o “Academia”, sobre a origem do Dia Nacional do Estudante, referiu a natureza repressiva do Estado Novo no
O painel composto por estudantes e antigos estudantes conta como convidado Sílvio Fernandes, reitor da Universidade da Madeira, que irá debater temáticas relacionadas com a academia madeirense. Os desafios, as metas, os problemas com que se depara a instituição e os sucessos que tem obtido no ensino, na investigação e na inovação, são algumas das temáticas abordadas.
Aqui tem acesso ao 1.º episódio do PEÇO A PALAVRA.
Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Henrique Santos.