Procurar
Close this search box.

Asseco PST com papel ativo na Universidade da Madeira

A Asseco PST é uma empresa de tecnologias de informação, especializada no desenvolvimento de software bancário e um referencial na criação de soluções tecnológicas diferenciadoras e de conhecimento em todos os mercados onde atua. A ET AL. conversou com Célia Catarino, Head of Human Resources, sobre a empresa e a colaboração que existe em prol dos estudantes da Universidade da Madeira.

A Asseco PST reúne mais de meio milhar de colaboradores, em 3 países, ao longo de mais de três décadas. Antes da sua integração no universo Asseco Group, essa história começa na Madeira. Hoje, qual o papel que a nossa região tem na vida do grupo?

O estabelecimento da Madeira continua a ter um papel fundamental para o desenvolvimento e crescimento da Asseco PST, já que é aqui que está o nosso maior centro de desenvolvimento de software e a sede da empresa.

Recentemente, a Asseco voltou a promover o seu programa de formação, em Banking Software Development, que recruta candidatos de várias áreas da engenharia e das ciências exatas. Como tem sido essa experiência?

Este programa já se realiza há mais de 20 anos e tem formado a maioria dos colaboradores, que trabalham atualmente nas diversas equipas de desenvolvimento de software da Madeira. Pretendemos com este programa dar competências aos novos colaboradores, nas linguagens de programação e ferramentas de trabalho que utilizamos na Asseco PST. Muitas das chefias atuais fizeram esta formação no início da sua carreira profissional. Para esta formação aceitamos candidatos de várias áreas da engenharia e das ciências exatas, desde a matemática, a química, a engenharia civil, etc.

Este mês foi inaugurada uma nova sala de aulas no Campus Universitário da Penteada, com o apoio da Asseco. Estima-se que o espaço terá mais de 50 mil utilizações durante o ano letivo. Como o grupo vê a sua relação com a comunidade universitária?

Temos tido nos últimos anos uma parceria mais ativa com a universidade e a comunidade estudantil da Madeira, nomeadamente com a Académica. Nos últimos anos participamos em atividades de verão, em orientação de estágios durante a licenciatura e o mestrado, além disso, temos sido, nos últimos anos, uma das maiores empresas recrutadoras de recém-licenciados. Este ano, por exemplo, para o Programa Banking Software Development, que irá iniciar-se em outubro teremos cerca de oito jovens recém licenciados, para além de outros recrutamentos que fomos fazendo ao longo do ano, para outras equipas de desenvolvimento de software.

Entrevista conduzida por Luís Eduardo Nicolau
Com fotografia Zan Ilic.

Nota dos editores: a Asseco PST possui uma relação de mecenato com a ACADÉMICA DA MADEIRA, proprietária do portal ET AL.

DESTAQUES