Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Recitais de guitarra na Assembleia Legislativa da Madeira

Recitais de guitarra na Assembleia Legislativa da Madeira

Este artigo tem mais de 1 ano

É com o propósito de valorizar artisticamente os jovens músicos da nossa Região que a estrutura artística da Orquestra Clássica da Madeira apresenta dois recitais de guitarra com o jovem guitarrista Francisco Lopes. Estes dois recitais estão integrados no Ciclo de Jovens Solistas.

Estas iniciativas prendem-se com o facto de neste momento, e após algumas décadas de investimento no ensino artístico na Região, reconhecendo o excelente nível do ensino artístico no CEPAM-Escola das Artes da Madeira, na competência dos seus professores, podermos contar com a destacada formação de vários músicos, em várias áreas, que atingiram um nível considerável e que assim podem manter uma ligação profissional com a sua terra natal.

Nascido na Ilha da Madeira em 1995, Francisco Lopes é um Guitarrista premiado em competições internacionais. Iniciou o seu percurso musical aos 9 anos no Gabinete Coordenador de Educação Artística da Madeira com o Professor José António Silva, prosseguindo os seus estudos no Conservatório Escola das Artes da Madeira, com o Professor Luciano Lombardi. Posteriormente, e sob influência deste, ingressou no Ensino Superior, no Conservatório de Música de Fermo, em Itália, onde se licenciou em guitarra clássica, tendo como principal mentor o Maestro Claudio Marcotulli. A esta fase seguiu-se o Mestrado e uma Pós-Graduação na Academia de Música de Katowice, na Polónia, sob orientação do Maestro Marcin Dylla.

Em 2020 regressou à Madeira tendo fundado a NEW CLASSIC – Associação de Eventos Culturais da Madeira. Trata-se de uma associação que pretende reunir e dar a conhecer a nova geração de artistas madeirenses, composta por jovens que procuram reinventar-se em diversos registos, tomando por base a sua formação, conhecimento e experiência, na perspectiva de que a arte contemporânea e a arte contemplativa coexistam em perfeita simbiose e harmonia.

Atualmente, Francisco Lopes é um intérprete ativo nos palcos da Região e participa em várias competições e Masterclasses, tanto a nível nacional como internacional.

Francisco Lopes irá realizar dois recitais, hoje dia 12 e no dia 19 de outubro, pelas 21:00 na Assembleia Legislativa da Madeira, onde se apresentará com o seguinte repertório: dia 12 de outubro, com obras de J. P. Rameau, Joaquin Rodrigo, Jacques Castérède e de Manuel M. Ponce; para o dia 19 de outubro, acompanhado pela pianista Anikó Harangi, com obras de Franz Schubert, Manuel M. Ponce e de Joaquin Rodrigo.

No âmbito da responsabilidade formativa e pedagógica da Orquestra Clássica da Madeira, apelamos aos alunos e formandos de todas as áreas artísticas do Conservatório – Escola Das Artes da Madeira a presença nestes recitais.

Integrada na Temporada da Orquestra Clássica da Madeira, esta é mais uma proposta artística que nos faz felizes e permite-nos retribuir, também, com felicidade.

Norberto Gomes
Diretor Artístico da Orquestra Clássica da Madeira
Com fotografia de Samuel Ramos.

Palavras-chave