Procurar
Close this search box.

Recitais de guitarra na Assembleia Legislativa da Madeira

É com o propósito de valorizar artisticamente os jovens músicos da nossa Região que a estrutura artística da Orquestra Clássica da Madeira apresenta dois recitais de guitarra com o jovem guitarrista Francisco Lopes. Estes dois recitais estão integrados no Ciclo de Jovens Solistas.

Estas iniciativas prendem-se com o facto de neste momento, e após algumas décadas de investimento no ensino artístico na Região, reconhecendo o excelente nível do ensino artístico no CEPAM-Escola das Artes da Madeira, na competência dos seus professores, podermos contar com a destacada formação de vários músicos, em várias áreas, que atingiram um nível considerável e que assim podem manter uma ligação profissional com a sua terra natal.

Nascido na Ilha da Madeira em 1995, Francisco Lopes é um Guitarrista premiado em competições internacionais. Iniciou o seu percurso musical aos 9 anos no Gabinete Coordenador de Educação Artística da Madeira com o Professor José António Silva, prosseguindo os seus estudos no Conservatório Escola das Artes da Madeira, com o Professor Luciano Lombardi. Posteriormente, e sob influência deste, ingressou no Ensino Superior, no Conservatório de Música de Fermo, em Itália, onde se licenciou em guitarra clássica, tendo como principal mentor o Maestro Claudio Marcotulli. A esta fase seguiu-se o Mestrado e uma Pós-Graduação na Academia de Música de Katowice, na Polónia, sob orientação do Maestro Marcin Dylla.

Em 2020 regressou à Madeira tendo fundado a NEW CLASSIC – Associação de Eventos Culturais da Madeira. Trata-se de uma associação que pretende reunir e dar a conhecer a nova geração de artistas madeirenses, composta por jovens que procuram reinventar-se em diversos registos, tomando por base a sua formação, conhecimento e experiência, na perspectiva de que a arte contemporânea e a arte contemplativa coexistam em perfeita simbiose e harmonia.

Atualmente, Francisco Lopes é um intérprete ativo nos palcos da Região e participa em várias competições e Masterclasses, tanto a nível nacional como internacional.

Francisco Lopes irá realizar dois recitais, hoje dia 12 e no dia 19 de outubro, pelas 21:00 na Assembleia Legislativa da Madeira, onde se apresentará com o seguinte repertório: dia 12 de outubro, com obras de J. P. Rameau, Joaquin Rodrigo, Jacques Castérède e de Manuel M. Ponce; para o dia 19 de outubro, acompanhado pela pianista Anikó Harangi, com obras de Franz Schubert, Manuel M. Ponce e de Joaquin Rodrigo.

No âmbito da responsabilidade formativa e pedagógica da Orquestra Clássica da Madeira, apelamos aos alunos e formandos de todas as áreas artísticas do Conservatório – Escola Das Artes da Madeira a presença nestes recitais.

Integrada na Temporada da Orquestra Clássica da Madeira, esta é mais uma proposta artística que nos faz felizes e permite-nos retribuir, também, com felicidade.

Norberto Gomes
Diretor Artístico da Orquestra Clássica da Madeira
Com fotografia de Samuel Ramos.

DESTAQUES