Procurar
Close this search box.

Escrevemos no presente, preservando o passado e perspectivando o futuro

Após celebrar um mês de apresentação, o portal ET AL. acumula mais de seis centenas de artigos publicados no seu repositório noticioso. Desde 6 de maio, a equipa da ET AL. tem publicado, pelo menos, um artigo diário sobre a atualidade do Ensino Superior, além das publicações dos números antigos da revista e do jornal da ACADÉMICA DA MADEIRA. Para assinalar o primeiro mês de trabalho, a ET AL. publica um texto do seu editor, Luís Ferro, sobre o passado, o presente e o futuro dos nossos conteúdos noticiosos.

Desde a sua fundação, a ACADÉMICA DA MADEIRA propõe-se a adaptar a sua política aos desafios da nossa Região, trabalhando em prol da comunidade académica e de toda a sociedade. O seu elevado número de associados assim o demonstra. De entre as inúmeras iniciativas que se criaram com esse objetivo, encontramos a ET AL.

Iniciada em maio de 1996, num formato impresso designado (Parenthesis) Informativo, a publicação periódica da ACADÉMICA DA MADEIRA visava a criação de um vínculo informativo com a comunidade de estudantes.

Ao longo de 26 anos, com um hiato entre 1996 e 2006, apareceu com designações diferentes, publicando um inúmero conteúdo informativo e formativo para toda a Universidade da Madeira.

Sob a designação de ET AL., constituiu-se, atualmente, como um portal noticioso que serve como repositório das notícias publicadas pela comunidade académica ao longo dos anos.

O portal foi idealizado e desenvolvido por estudantes da Universidade da Madeira, de vários cursos, coordenados por um mestrando em Engenharia Informática. A equipa que mantém a ET AL. viva, por seu lado, inclui investigadores em diferentes áreas do conhecimento, bem como profissionais e entidades de diversos sectores, a que se juntam estudantes da Universidade da Madeira vários cursos.

Desta forma, conseguimos assumir os padrões transformativos da nossa sociedade, fazendo-o não só a nível informático e estético, como sobretudo, a nível estético e informativo. Com cada vez mais colaboradores e parceiros, norteamo-nos pela singularidade de cada um na pluralidade de uma equipa. Queremos ajudar a construir uma comunidade universitária atualizada e informada, consciente da responsabilidade que tem em talhar a sociedade portuguesa do futuro próximo.

Desta forma, a ET AL. é um compromisso que permite a difusão junto aos estudantes enaltecendo a importância não só da vida social como também profissional e académica.

Para os que nela participam, é ainda uma oportunidade de desenvolver competências profissionais e pessoais, dando a oportunidade de ter uma experiência na área da comunicação.

Fazer parte desta equipa está ao alcance de todos os interessados. Deixo o repto: junta-te a nós!

Luís Ferro
Editor da ET AL.

DESTAQUES