O Scalabrini Centre, percentence à Arquidiocese católica de Southwark e mantido pelos padres Missionários de São Carlos Borromeu, é um lugar ligado às comunidades portuguesa, italiana e filipina na grande Londres. Este é o local escolhido para realizar o último dos encontros que a ACADÉMICA DA MADEIRA tem promovido no Reino Unido.
A noite iniciou-se com abordagem das ligações históricas da Madeira com o Reino Unido, partindo do relato da estadia do médico escocês James Macaulay e das litografias realizadas pelo artista inglês Andrew Picken, editados por primeira vez em 1841 e que chega agora numa edição bilingue, coordenada pelo historiador Paulo Miguel Rodrigues, sob o título MADEIRA ILUSTRADA.
Há 200 anos, na ilha da Madeira
Giuseppe Abate, mestrando em Linguística na UMa, traduziu para português moderno obras sobre a Madeira do século XIX, escritas por estrangeiros. Uma vez estudadas por especialistas, serão editadas pela Imprensa Académica. No ano de 1821, 19 anos antes da publicação de Madeira: Illustrated de Andrew Picken (1840), William Combe publicou
TRIBUTO AO FADO, TRIBUTO À LIBERDADE celebra 50 anos de Democracia
A ACADÉMICA DA MADEIRA assinala o 50.º Aniversário do 25 de Abril com quatro eventos. A 13 de abril, a apresentação
Partindo para o folclore madeirense, vocacionado para jovens lusodescendentes, o serão continuou com a apresentação de CONTINHOS POPULARES MADEIRENSES, reunidos pelo padre Alfredo Vieira de Freitas, numa antologia que passa por várias freguesias da ilha da Madeira.
Seguiu-se um momento musical promovido pelos FATUM que incluiu canções tornadas famosas pelos madeirenses Edmundo de Bettencourt e Maximiano de Sousa (Max). A terminar a noite, um jantar convívio, inspirado no panelo, tradicional do último domingo de janeiro em muitas freguesias da Madeira, em particular o Seixal.
Com próximo de 225 mil pessoas, entre emigrantes e lusodescendentes, registados no Consulado Geral de Portugal, na área de Londres, esta é a maior comunidade lusófona no Reino Unido.
Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.