Procurar
Close this search box.

Sarau de Fados dos FATUM anuncia noite memorável em maio

Na próxima sexta-feira, dia 26 de maio, às 21:00, os FATUM, um conjunto de artistas da ACADÉMICA DA MADEIRA dedicados ao fado, irão realizar um espetáculo no Colégio dos Jesuítas do Funchal. Espera-se que o evento atraia uma grande audiência. Como é habitual, a entrada será gratuita.
Os FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA, no programa "Atlântida", da RTP-Madeira. O programa, emitido a 6 de maio de 2023, teve como tema os 35 anos da Universidade da Madeira.

Os saraus de fados são eventos culturais que celebram a rica tradição musical de Coimbra, destacando o estilo único do fado da cidade. Estes encontros artísticos que decorrem no Colégio dos Jesuítas do Funchal, reúnem músicos talentosos e entusiastas da música, proporcionando uma experiência única e emocionante.

Uma Adoração dos Reis Magos com 4 reis…

Nesta a quadra do Natal chamamos a atenção para um dos quadros capela-mor da igreja do Colégio, recentemente exposto no Museu de Arte Sacra do Funchal. Esta pintura já nos havia alertado há cerca de 20 anos, mas entretanto, voltando ao seu lugar na capela-mor, a uma altura que dificulta

Diversos são os temas da Canção de Coimbra que compõem o espetáculo dos FATUM. Um exemplo é a canção “Maria se fores ao Baile”, que presta homenagem ao mês de maio, este referente a Maria, mãe de Jesus, e às mães em geral. Além disso, no evento, também será interpretada a “Canção da Infância” de Luiz Goes, como forma de celebrar a proximidade do Dia da Criança. Considerando que maio de 1974 marcou o início da Democracia em Portugal, teremos a oportunidade de apreciar a balada de intervenção “Vejam Bem”, de Zeca Afonso.

Os FATUM atuam mensalmente no Colégio dos Jesuítas do Funchal.

Para além dos artistas que estamos habituados a encontrar no espetáculo, podemos contar, pela primeira vez, com a presença de um novo membro do grupo, Maria Beatriz Ricardo, o segundo elemento feminino do grupo, que tocará guitarra clássica. Segundo a nova fadista, “atuar com o grupo de fados é sentir o que é a vida académica”. Também teremos o prazer de ter a presença do segundo membro mais antigo do grupo, David Freitas. De acordo com este instrumentista das guitarras clássica e de Coimbra, podemos esperar “um reportório já conhecido pelos madeirenses, tal como algumas músicas novas”.

Catarina Perestrelo
com Tomás Santos de Pontes
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.

DESTAQUES