Através de uma candidatura apresentada pela Direção-Geral do Ensino Superior, Portugal conseguiu captar mais de meio milhão de euros em assistência técnica, que visa apoiar a implementação de uma estratégia cujo objetivo é promover o acesso ao ensino superior de estudantes de meios socioeconómicos desfavorecidos.
Quebrando tabus e com mais de duas dezenas de espetáculos de fado na temporada de 2023
Foram mais de 20 espetáculos gratuitos no Colégio dos Jesuítas do Funchal promovidos pela ACADÉMICA DA MADEIRA em 2023 Quando se discute cada vez mais a saúde mental no Ensino Superior os FATUM mostram o seu comprometimento com o bem estar dos estudantes
Inaugurada primeira residência Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior
A Ministra e o Secretário de Estado participam na iniciativa Governo Mais Próximo no distrito de Castelo Branco com a inauguração
A motivação deste projeto decorre do facto de estes estudantes terem menos probabilidades de aceder a uma formação académica (encontrando-se por isso sub-representados no sistema). Por outro lado, mesmo quando acedem ao ensino superior, estes estudantes têm menores probabilidades de aceder a uma instituição ou a uma formação de maior prestígio e cujo acesso é mais competitivo. Além disso, enfrentam dificuldades várias ao longo da sua formação, o que dificulta a conclusão com sucesso das suas formações.
A área governativa da ciência, tecnologia e ensino superior, criou, no âmbito do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior deste ano, um projeto piloto de um contingente prioritário para os candidatos beneficiários de escalão A da ação social escolar. Este projeto piloto disponibilizará um mínimo de duas vagas por curso (ou 2% das vagas quando o curso tenha mais de 100 vagas), correspondendo a mais de 2000 vagas para colocação prioritária desses estudantes.
O projeto vai ser financiado com 600 mil euros
Esta iniciativa contou com uma adesão generalizada de todas as IES públicas e permitirá, já no concurso nacional de acesso de 2023/24, que os estudantes do escalão A da ação social escolar tenham prioridade na escolha do curso e instituição que querem frequentar. Dessa forma, terão mais probabilidades de acesso a cursos com melhores oportunidades de emprego e valorização social.
O projeto agora financiado monitorizará a fase piloto deste contingente prioritário e apoiará a Direção-Geral do Ensino Superior no desenvolvimento de soluções que aprofundem a equidade e inclusão no ensino superior. Este projeto beneficiará, também, duma partilha de experiências com outros países que se encontram a desenvolver estratégias com objetivos semelhantes.
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Iniciado em 2021, o TSI fornece aos Estados-Membros conhecimentos técnicos especializados visando a conceção e implementação de reformas estruturais em termos nacionais, mas também ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência.
Texto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Com fotografia de Ibrahim Boran.