Assinado acordo para cedência de antigo edifício do Exército para residência de estudantes

Assinado acordo para cedência de antigo edifício do Exército para residência de estudantes

No âmbito da iniciativa Governo + Próximo foi assinado o acordo para cedência do edifício do antigo Clube de Sargentos da Guarnição Militar de Évora para futura residência estudantil da Universidade de Évora (UÉ), com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e ao abrigo do Plano Nacional de Alojamento no Ensino Superior (PNAES).

O acordo foi formalizado durante uma cerimónia, no antigo Clube de Sargentos da Guarnição Militar de Évora, e foi assinado pela Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, e pela Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

Esta cedência da Defesa Nacional à Universidade de Évora irá permitir, através da requalificação e reconversão do antigo Clube de Sargentos da Guarnição Militar de Évora, mais 40 novas camas, num investimento de 1 306 200,00€.

Também integrada na candidatura ao PNAES, está a futura residência das Alcaçarias, com cerca de 65 camas, num investimento de mais de dois milhões de euros, e a qual os governantes tiveram a oportunidade de visitar.

Com um investimento global de nove milhões de euros, a candidatura da UÉ ao PNAES integra ainda mais sete projetos para a construção e adaptação de residências estudantis no distrito de Évora.

Das 10 mil camas contratualizadas em Portugal, governo financiará 25 camas na UMa

Dos quase 10 milhões de euros que as candidaturas da Universidade da Madeira (UMa), para alojamento estudantil, pretendiam captar no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o executivo liderado por António Costa contratualizou cerca de 3 milhões de euros. Das 225 camas extraordinárias que a universidade pretendia, apenas 25 foram financiadas nesta fase.

O MDN e o MCTES consideram este projeto como fundamental para a comunidade académica de Évora e para o desenvolvimento de políticas de habitação de ensino superior e envidam todos os esforços necessários para a demonstração da importância deste projeto, para a prossecução do objetivo de relevante interesse público de promoção da oferta pública de alojamento para estudantes do Ensino Superior a custos acessíveis.

Texto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Com fotografia de Sincerely Media.