Procurar
Close this search box.

«Dinâmicas demográficas podem constituir alavanca para repensar oferta formativa»

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, afirmou que «as dinâmicas demográficas podem constituir uma alavanca para repensar o modo como as instituições pensam a sua oferta formativa», relembrando o contexto sociodemográfico, cujo impacto pode vir a ser relevante no sistema de ensino superior, durante a cerimónia de lançamento da primeira pedra do Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar (LISA) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Esposende.

A Ministra salientou que o IPCA é disso exemplo. «A criação deste polo permitirá criar uma oferta formativa relevante nas áreas da inovação e sustentabilidade alimentar, que responderá aos anseios de quem, há muito, procura formação nestes domínios».

Dia na Universidade assinalado na RTP

A partir dos estúdios da RTP Madeira no Funchal o programa Atlântida apresentado por Duarte Rebolo foi dedicado à Universidade da Madeira por ocasião da celebração do seu dia a 6 de maio

Afirmou ainda que a colocação da primeira pedra do LISA, é «um momento muito importante para o IPCA, para a região e para o País. A obra permitirá consolidar a oferta formativa do IPCA e reforçar a formação de uma importante franja da população da região do Cávado e do Ave».

Materializando a instalação do ensino superior em Esposende, o IPCA desenvolverá igualmente uma Escola de Verão visando a internacionalização daquele Politécnico através de oferta de cursos, em particular, para estudantes internacionais, o qual, acolherá Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) na área da hotelaria e turismo e promovendo parcerias com empresas do setor, estando a inauguração deste pólo do IPCA em Esposende prevista para daqui a um ano.

«as dinâmicas demográficas podem constituir uma alavanca para repensar o modo como as instituições pensam a sua oferta formativa»

Elvira Fortunato enalteceu a parceria subjacente ao projeto do LISA, envolvendo o Município de Esposende, o IPCA e as empresas da região, permitindo concertar estratégias e iniciativas, e congregar esforços e recursos.

«Construir edificado que sirva o propósito da formação e da produção do conhecimento é algo que o País, e em particular o Governo, deve valorizar», disse, acrescentando que «Esposende, além de ter realizado um esforço financeiro relevante para a construção deste polo, mostra também uma preocupação para com a qualificação da população da região e do País».

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior concluiu a sua intervenção destacando as vantagens das parcerias na superação das dificuldades e da transformação do País.

Uma voz (in)audível contra a tutela

Mensalmente a ACADÉMICA DA MADEIRA tem um espaço de opinião no JM Madeira Ricardo Freitas Bonifácio Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA escreve este mês sobre os principais temas da luta estudantil referidos em maio no Dia da Universidade

Nesta cerimónia de lançamento da primeira pedra do LISA, estiveram também presentes a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, o Presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, e o Presidente da CCDR-Norte, António Cunha.

Texto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Com fotografia de Etty Fidele.

DESTAQUES