Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Ensaio aberto para os estudantes da UMa

Ensaio aberto para os estudantes da UMa

Um grupo de voluntários da ACADÉMICA DA MADEIRA, responsável pelo projeto AULAS DO PÁTIO, promove ensaios abertos aos estudantes na Universidade da Madeira, fomentando a ligação entre os jovens e o património cultural Português.
Os FATUM no TRIBUTO AO FADO, TRIBUTO À LIBERDADE, que celebrou 50 anos de Democracia a 27 de abril de 2024, no CCIF (Funchal).

O projeto AULAS DO PÁTIO, criado em 2024, nasceu com a missão de promover o fado como uma ferramenta de preservação da identidade cultural do país e de fortalecer a ligação dos jovens às suas raízes históricas. Inserido no Programa de Inovação e Transformação Social (PRINT) e financiado pela Direção Regional de Juventude, o projeto teve início no final do ano passado e continuará a desenvolver-se ao longo de 2025.

O grupo de jovens “Fado4All” tem como objetivo criar espaços de expressão artística para os jovens, desenvolver as suas competências criativas através da música, e promover o bem-estar e a saúde mental dos estudantes.

Em colaboração com os voluntários dos FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA, o grupo esteve recentemente em estúdio para a gravação de cinco novas músicas que farão parte do próximo álbum.

O próximo ensaio aberto do grupo de fados ocorrerá na próxima terça-feira, dia 8 de abril, às 19:00, na sala de música do Campus da Penteada, no Piso -2. Este evento será aberto a todos os estudantes e jovens músicos que desejam aprender e desenvolver as suas competências musicais, por meio de um programa de formação interpares, que contará com a presença de músicos, fadistas e antigos estudantes.

Esta é uma excelente oportunidade para fomentar o envolvimento dos jovens com a música e a cultura do fado, enquanto contribuem para o fortalecimento da sua saúde mental e desenvolvimento artístico.

Manuel Luís Gonçalves.
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.

Palavras-chave