O Teatro Municipal de Baltazar Dias acolheu, a 15 de março, a estreia de uma obra inédita para quarteto de guitarras, fruto da colaboração entre o músico Romeu Curto e a compositora Ema Ferreira. O concerto, que representou a concretização de meses de trabalho e dedicação, foi apoiado pela Bolsa de Criação Artística do Funchal 2024, elemento determinante para a viabilização do projeto.
O músico Romeu Curto referiu que “a Bolsa de Criação Artística do Funchal 2024 tem sido fundamental para viabilizar este projeto, permitindo a colaboração com a compositora Ema Ferreira na criação de uma obra inédita para quarteto de guitarras. O apoio financeiro possibilitou tanto o desenvolvimento da composição como os ensaios e a sua estreia no Teatro Municipal Baltazar Dias, garantindo condições para a interpretação e difusão de uma peça que homenageia a cidade do Funchal”.

Teatro Municipal do Funchal (1883-1888)
O teatro municipal a partir da sua inauguração foi um dos mais importantes centros da vida cultural, social e política madeirense. As referências a atividades teatrais na Madeira foram constantes

XXVII ETUMa: o Festival de Tunas Universitárias da Madeira vai começar
O Centro de Congressos do Casino da Madeira recebe, no próximo dia 10 de dezembro, o Festival de Tunas Universitárias da
Antes da estreia, a 8 de março, realizou-se um ensaio aberto que incluiu uma conversa com a compositora, proporcionando uma experiência diferente para estudantes e interessados em música contemporânea. Romeu Curto destacou que”além do concerto, houve um ensaio aberto, no dia 8 de março, que incluiu uma conversa com a compositora, tornando a experiência ainda mais enriquecedora”. A expectativa era que o público embarcasse numa “viagem musical e que a obra possa ganhar vida para além desta estreia”.
O evento foi uma celebração da criação artística local e do talento emergente na área da música contemporânea, reforçando o papel da Bolsa de Criação Artística na valorização e dinamização cultural da Madeira. Romeu Curto, músico e professor no Conservatório – Escola das Artes da Madeira, tem dedicado o seu percurso à investigação e à criação musical, explorando repertórios diversificados que vão da música antiga à contemporânea. Com um percurso académico e profissional dedicado à guitarra clássica e à música de câmara, tem explorado repertórios diversificados, incluindo música antiga e contemporânea. O seu trabalho passa também pela dinamização de novos projetos musicais, contribuindo para a valorização da cultura local e a criação artística na Madeira, como referiu à ET AL.
A obra apresentada no Funchal poderá agora encontrar novos públicos e integrar futuros programas de concertos, garantindo a sua difusão e continuidade no panorama musical.
Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia de Caio Silva.