A Mesa da Assembleia-geral da ACADÉMICA DA MADEIRA realizou ontem uma Assembleia-geral ordinária, que contou com a presença de mais de meia centena de associados. A sessão decorreu na Sala do Senado e Conferências do Campus Universitário da Penteada e teve início às 18 horas, conforme previsto no regulamento. Na pauta de trabalho estiveram a apresentação, discussão e votação do Relatório de Atividades e do Relatório de Contas relativos ao exercício de 2024.
No plano estratégico apresentado, foi reafirmado que a ACADÉMICA DA MADEIRA se rege, estatutariamente, pela missão de representar os estudantes da UMa e defender, em primeiro lugar, os seus interesses. A ordenação que a Assembleia aprovou reflete esse posicionamento prioritário, sem ignorar ou secundarizar os restantes objetivos que, em conjunto, sustentam a ação da Direção. A apresentação das perspetivas para 2025 assinalou o crescimento da área editorial, alicerçado no sucesso das publicações e numa estratégia de diversificação de produtos nos espaços comerciais. Ao nível das parcerias institucionais, prevê-se uma intensificação da proximidade e manutenção de redes estratégicas, especialmente nos programas de mobilidade, com impacto direto na formação de voluntários e na qualidade dos serviços prestados , nos eventos e nas visitas guiadas do programa HERANÇA MADEIRENSE. O plano também contempla o reforço do capital de segurança da associação e a regularização de dívidas a fornecedores, apostando numa progressiva diminuição da dependência de subsídios públicos e numa gestão direta e eficiente de setores outrora terceirizados.
No campo financeiro, foi destacada a tendência de crescimento da rubrica de “Vendas” desde 2022e uma ligeira redução de 3% nas receitas da rubrica “Prestação de Serviços” face a 2023. O total das receitas apuradas em 2024, incluindo os “Subsídios, Doações e Legados à Exploração”, atingiu os 526.442,27 euros, enquanto os gastos totais ascenderam aos 565.260,93 euros, totalizando uma movimentação financeira superior a um milhão de euros.

Movimento Associativo em destaque no PEÇO A PALAVRA
No último episódio, foi debatido o impacto do movimento associativo jovem em Portugal, com especial foco na participação cívica dos jovens. O convidado, o médico João Pedro Vieira foi dirigente associativo e vereador da Câmara Municipal do Funchal.

Conselho de Associações Académicas Portuguesas representará 80 mil estudantes
Portugal reuniu nove estruturas associativas num conselho nacional que pretende assegurar a cooperação das Associações Académicas. O país não possui uma
Tal como em exercícios anteriores, a análise do Relatório de Contas de 2024 baseou-se na Demonstração de Resultados por Natureza. A abordagem seguiu uma leitura integral dos dados, antes da decomposição dos principais agregados — rendimentos, com origem maioritária nas vendas, prestações de serviços e apoios à exploração; e gastos, concentrados nos custos de mercadorias e matérias consumidas, fornecimentos e serviços externos, e despesas com pessoal. A preparação das demonstrações financeiras, segundo a ACADÉMICA DA MADEIRA, assentou em políticas contabilísticas rigorosas, entre as quais se destacam os critérios de reconhecimento e mensuração, juízos de valor, análise de acontecimentos subsequentes e principais fontes de incerteza nas estimativas, garantindo clareza e transparência na leitura da situação económico-financeira da associação.
A elaboração e a validação das contas da ACADÉMICA DA MADEIRA contam com a intervenção articulada do técnico de contabilidade e do Contabilista Certificado (anteriormente designado TOC). Cabe ao técnico de contabilidade o registo e tratamento regular dos documentos contabilísticos, como as faturas, os recibos e as despesas, bem como o apoio na preparação dos mapas financeiros. Já o Contabilista Certificado, enquanto responsável legal pela contabilidade da entidade, assegura que todas as demonstrações financeiras estão em conformidade com o Sistema de Normalização Contabilística, valida e assina os documentos finais, e submete as obrigações legais e fiscais junto das autoridades competentes, garantindo rigor, transparência e responsabilidade na gestão financeira da associação. Estes serviços são assegurados pela Previsão – Contabilidade e Consultadoria em cooperação com a unidade financeira da ACADÉMICA DA MADEIRA.
Os documentos, submetidos a votação, foram aprovados por unanimidade dos associados presentes em Assembleia-geral, mais de meia centena assistiram aos trabalhos.
Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de TCJ fotografia.