Os estudantes da Universidade da Madeira (UMa) que pretendam alterar o seu regime de estudante, de Tempo Integral para Tempo Parcial (máximo de 30 ECTS) ou de Tempo Parcial para Tempo Integral (máximo de 60 ECTS), podem fazê-lo até ao próximo dia 3 de fevereiro de 2025. A submissão do pedido deve ser realizada através do portal InfoAlunos, seguindo os passos indicados: aceder com as credenciais de estudante, entrar no menu “Serviços”, selecionar “Requerimentos”, clicar em “Submeter NOVO/DETALHE” e, no campo “Pedido”, escolher o curso e o ano letivo 2024-2025, optando por “Alteração do Estatuto a Tempo Integral/Parcial”. O processo tem um custo de 10,00 euros e deve ser guardado no final da página.

“Nós temos cursos tradicionalmente difíceis, cursos de engenharia civil, eletrotécnica… há cursos que estão marcados”
Sílvio Fernandes, reitor da UMa, foi o convidado de estreia do PEÇO A PALAVRA, um programa coproduzido pela TSF 100FM Madeira e pela ACADÉMICA DA MADEIRA, emitido, em direto, as quartas-feiras, quinzenalmente, e disponível em podcast.

Ministro rejeita redução das propinas
O ministro Fernando Alexandre afirmou que o Governo não apoia a redução das propinas, defendendo-as como essenciais para a sustentabilidade do
Como refere a de Assuntos Académicos, o estudante a tempo parcial “é um aluno que se inscreve no máximo até 30 ECTS num ano letivo. Tem uma redução de 50% do valor total das propinas, mas não dispensa o pagamento total dos outros emolumentos ou taxas. Tem também um valor de cálculo diferente para o regime de prescrições da UMa, segundo o regulamento respetivo.”
Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.
Artigo publicado originalmente a 12 de dezembro de 2024.