As candidaturas para as Bolsas Fulbright de Doutoramento e Investigação com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) estão abertas até ao dia 31 de janeiro de 2025. Estas bolsas destinam-se a estudantes e investigadores que pretendam desenvolver atividades académicas e científicas nos Estados Unidos da América durante o ano letivo de 2025-2026.
A Bolsa Fulbright para Doutoramento, com o apoio da FCT, dirige-se a estudantes admitidos em programas de doutoramento em universidades norte-americanas e prevê um financiamento até 36.000 dólares americanos para o primeiro ano de estudos. Além do apoio financeiro, os bolseiros beneficiam de acompanhamento durante a sua estadia nos EUA por parte da Comissão Fulbright e do Institute of International Education, garantindo suporte ao longo do processo de integração e adaptação académica.

Orçamento de 2025 para a ciência desilude investigadores
Segundo o Público, o orçamento da FCT para 2025 sofre cortes significativos, desiludindo investigadores que alertam para o impacto negativo no futuro da ciência em Portugal.

FCT anuncia criação de 1.778 novos lugares para investigadores
A FCT divulgou os resultados do Concurso FCT-Tenure, atribuindo 1.104 lugares permanentes, mas a medida gera polémica devido ao fim de
No que diz respeito à Bolsa Fulbright para Investigação, destinada a projetos desenvolvidos em universidades ou centros de investigação nos Estados Unidos, esta destina-se a estudantes de doutoramento financiados diretamente pela FCT. Esta bolsa possibilita a realização de um período de investigação nos EUA, integrado no plano de formação de doutoramento.
O Programa Fulbright, criado em 1946 pelo senador norte-americano J. William Fulbright, é um programa internacional de intercâmbio educacional e cultural que visa promover a compreensão mútua entre os EUA e outros países. Os estudantes selecionados para estas bolsas têm ainda a oportunidade de participar em seminários e atividades culturais e científicas promovidas pelo programa e de integrar a rede mundial de antigos bolseiros Fulbright, beneficiando de uma valiosa experiência académica e profissional.
Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Ashton Bingham.