Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Aumento de propinas no Reino Unido continua a gerar receios

Aumento de propinas no Reino Unido continua a gerar receios

Nem o aumento de receitas afasta o cenário negativo. Quase três em cada quatro universidades em Inglaterra enfrentam um défice financeiro significativo para 2025, exigindo reformas estruturais urgentes, segundo o regulador Office for Students.
Radcliffe Camera, Universidade de Oxford, Reino Unido.

O britânico The Guardian avançou que as universidades em Inglaterra enfrentam uma crise financeira significativa, com previsões indicando que quase três em cada quatro estarão em défice em 2025. De acordo com o regulador do ensino superior, Office for Students (OfS), o setor deverá adotar “ações ousadas e transformadoras” para compensar uma queda prevista de 3,4 mil milhões de libras no rendimento para 2025-26, considerando fusões ou partilha de custos.

Sir David Behan, presidente do OfS, sugeriu que as universidades precisam de colaborar mais, evitando a duplicação de cursos em instituições próximas. Citado pelo jornal, afirmou que “não faz sentido que universidades na mesma cidade – ou na mesma região – compitam em termos dos cursos oferecidos”.

Há crise nas universidades do Reino Unido?

Philip Augar, num artigo de opinião recente, alerta para uma grave crise financeira nas universidades britânicas e destaca as medidas iniciais do Partido Trabalhista para apoiar um setor em dificuldades.

Apesar do aumento das propinas para estudantes de licenciatura nacionais em 285 libras, elevando-as para 9.535 libras no próximo ano, espera-se que isso acrescente apenas 371 milhões de libras ao orçamento das universidades. Por outro lado, os pagamentos mais elevados de contribuições para a segurança social deverão subtrair 430 milhões de libras, exacerbando os desafios financeiros.

Jo Grady, secretária-geral do Sindicato Universitário e Universitário (UCU), criticou o aumento das propinas, afirmando que “o aumento das propinas anunciado na semana passada não vai estancar a deterioração”. Ela apelou ao governo trabalhista para que estabeleça um financiamento público de longo prazo para garantir a sustentabilidade do setor.

Susan Lapworth, diretora executiva do OfS, destacou que o relatório sobre a sustentabilidade financeira das universidades ilustra claramente os desafios que estas enfrentam. Ela reconheceu que as instituições estão cientes dos riscos e estão a esforçar-se para os abordar, mas enfatizou a necessidade de ações significativas para assegurar a viabilidade financeira a longo prazo.

Luís Eduardo Nicolau
Com Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Metin Ozer.

Palavras-chave