Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Poesia nas Conversas de Bar

Poesia nas Conversas de Bar

Este artigo tem mais de 1 ano

Uma escritora empreende uma longa viagem para visitar uma amiga que é proprietária de uma livraria e que não vê há muito tempo. Durante um passeio, encontra um realizador e a sua mulher, e todos caminham num parque onde se deparam com uma atriz. A escritora, inspirada, decide então criar um filme e tenta convencer a atriz a ser a protagonista. 

A Romancista e o Seu Filme é um filme sul-coreano que conquistou o Grande Prémio do Júri da Berlinale 2022 e foi exibido no Festival de San Sebastián. Dirigido por Hong Sangsoo, conhecido pela sua abordagem única à narrativa, o filme explora a relação entre a escrita, o cinema e a vida quotidiana. A trama segue a jornada de uma romancista em crise criativa que visita uma antiga amiga livreira. Durante um passeio, ela encontra um diretor e uma atriz aposentada, que a inspiram para um de seus romances em um filme.

Pedágio

No Mês do Orgulho LGBTQIA+, Carolina Markowicz estreia a sua segunda longa-metragem, Pedágio.

Hong Sang-soo é um renomado cineasta sul-coreano, nascido em 1960. Algumas das suas obras mais notáveis incluem Noite e Dia (2008) e O Dia Seguinte (2017), que lhe renderam reconhecimento internacional. Hong Sang-soo é uma figura influente no cinema contemporâneo, explorando temas de relacionamentos e a complexidade da existência humana em suas produções.

O filme desenrola-se entre longas conversas em bares onde as personagens debatem, não apenas a trama do filme, mas também as suas próprias vidas e anseios. Sang-soo utiliza o espaço da mesa do bar como um palco, onde as personagens compartilham ideias e reflexões sobre a criação artística e a beleza da vida quotidiana.

Jovens e Rebeldes

Enquanto um grupo de trabalhadores tunisianos colhe figos, várias tunisianas criam amizades entre si através da partilha das suas opiniões sobre diversos assuntos. Algumas namoriscam com rapazes ao redor, enquanto outras expressam descontentamento com as limitações das suas vidas numa sociedade ainda profundamente patriarcal.

É uma exploração poética da sinergia entre a literatura e o cinema, com toques de teatralidade, destacando a importância das conversas e do companheirismo na busca pela inspiração e pelo significado na vida.

A Romancista e o Seu Filme é a sugestão do Screenings Funchal, numa parceria com os Cinemas NOS e a ACADÉMICA DA MADEIRA, para sexta e sábado, 20  e 21 de outubro.

O cliente NOS, portador do seu cartão, tem direito a dois bilhetes pelo preço de um. Se for sozinho, além do bilhete, tem a oferta de um menu pequeno de pipocas e bebida. Vamos aproveitar estas vantagens com mais um momento de grande cinema que o Screenings Funchal proporciona.

Falta-te um par de mamas

Ana percebeu cedo que as raparigas têm tarefas distintas das dos rapazes. Quando a sua amiga Cloé chega do Canadá, trazendo consigo os dias brilhantes da juventude, Ana embarca numa viagem que a levará a atravessar a linha do seu horizonte. Repleta de desejo e liberdade, a luz de Lobo e Cão revelará a Ana o mar certo para navegar.

Convidamos-vos a assistir esta longa metragem com a nossa companhia. Até lá, confira o que lhe contamos no portal do Screenings Funchal e deixe-se ficar com a antevisão.

António Roque
ET AL.
Com fotograma da película de Hong Sang-soo.

Palavras-chave