«Importa agora olhar para o futuro, e o futuro, gostava eu, que permitisse a continuação desta parceria pelos próximos anos», afirmou a Ministra na sua intervenção dedicada ao balanço da 3.ª fase do Programa CMU Portugal, acrescentando que «se assim for tenho a certeza de que Portugal e os Estados Unidos da América podem ser ainda mais decisivos e fundamentais no desenvolvimento da tecnologia e inovação no mundo».

Saúde Mental no Ensino Superior
O Serviço de Psicologia da Universidade da Madeira foi um dos vencedores da primeira edição do Programa da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e da Ordem dos Psicólogos Portugueses: Saúde Mental no Ensino Superior. A UMa é uma das três Instituições vencedoras da primeira edição do Programa FLAD/OPP – Saúde Mental no Ensino Superior.

Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais
Criado em 2007 por proposta do antigo Departamento de Estudos Romanísticos da Universidade da Madeira, com aprovação em Senado datada de
A parceria, criada em 2006, tem contribuído para aumentar o impacto do conhecimento e da ciência na economia, em particular no tecido empresarial e industrial português.
Um caso de sucesso, conforme apelidado pela Ministra, que destacou que o Programa CMU Portugal «apoiou a criação e desenvolvimento de 26 startups, encabeçadas por professores, estudantes e ex-alunos. Entre essas empresas, duas são líderes de mercado nas áreas nas quais desenvolvem o seu modelo de negócio e em áreas tão cruciais como a digitalização, a inteligência artificial, mobilidade, entre outras».
“mais decisivos no desenvolvimento da tecnologia e inovação no mundo”
Citando dados da avaliação intercalar à 3.ª fase desta parceria internacional, realizada por um painel externo, Elvira Fortunato revelou que o programa, incluindo na iniciativa goPortugal – Global Science and Techonology Partnerships Portugal, permitiu a criação de 1500 empregos graças ao apoio a 26 empresas.

Há investigadores da UMa com futuro em suspenso
O Concurso Estímulo ao Emprego Científico é um programa promovido pela FCT, que visa oferecer contratos a termo certo para investigadores. Com os contratos a terminar, há quatro investigadores a aguardar pela futura integração ou dispensa por parte da UMa.

Cortes de Trump ameaçam combate global às doenças
Os cortes de financiamento da administração Trump estão a comprometer a resposta global a doenças infecciosas, enfraquecendo a vigilância epidemiológica e
A Ministra salientou ainda a importância do programa para os estudantes de Doutoramento que têm recebido bolsas no âmbito da parceria e que têm desenvolvido a sua investigação dividindo o tempo entre aquela universidade norte-americana e as empresas afiliadas do programa. «Trata-se da atribuição de dezenas de bolsas a centenas de estudantes com o envolvimento de diversas empresas», referiu.
Texto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Com fotografia de Jocelyn Allen.